Manter a saúde de um bebê envolve muitos cuidados. Quando se trata de saúde bucal, a principal atenção deve ser dada à higiene. Ela precisa ser feita após as principais refeições e antes de dormir. É importante que o bebê não durma direto após a última mamada sem realizar a devida higienização da boca, pois isso pode resultar em cárie. A odontopediatra Vânia Côrtes ensina como deve ser feita a escovação dos dentes do bebê para evitar qualquer problema.

Quando devem começar os cuidados com a saúde bucal do bebê?

Segundo a odontopediatra Vânia Côrtes, as recomendações de cuidados com a saúde bucal dos bebês mudou nos últimos tempos. “Nós profissionais estamos sempre nos atualizando”, justifica. Antes, era recomendado realizar a higiene da boca do bebê com gaze ou fralda umedecida em água após as mamadas mesmo antes do aparecimento do primeiro dente. “A nova recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria e da Associação Americana de Odontopediatria é que a higiene bucal deverá ser iniciada quando apontar o primeiro dente do bebê”, explica.

Também nesse momento deve ser agendada a primeira visita ao odontopediatra. O profissional irá orientar a forma correta de higienização, como evitar cáries e outros problemas bucais. Além disso, serão dadas indicações sobre o que fazer em caso de quedas onde a boca do bebê seja atingida, entre outros cuidados.

Se a escovação não for feita corretamente, quais são as consequências?

Caso a higiene bucal do bebê não seja realizada de forma correta, poderão aparecer problemas bucais como cáries ou gengivite. “Lembrando sempre que não é fácil de realizar tratamentos longos e demorados em bebês e crianças pequenas em consultório”, alerta a dentista. Portanto, algumas vezes é necessário realizar o tratamento sob anestesia geral em ambiente hospitalar. Isso pode ser evitado com a simples higiene bucal adequada!

Siga o passo a passo para escovar os dentes do bebê:

1) A higiene precisa ser realizada por um adulto, que deve apoiar a cabeça do bebê para melhor conforto dos dois.

2) Use uma escova própria para bebês, com cabeça pequena e cerdas macias e creme dental com flúor.

3) Coloque na escova uma pequena quantidade de creme dental, do tamanho de um grão de arroz cru.

4) Escove com movimentos leves e fique atento para passar por todos os lados de todos os dentes do bebê. Se alguma parte não for escovada, poderá surgir cárie.

5) Se o bebê apresentar dentes juntos, deve ser usado também o fio dental para remover restos de alimentos e placa bacteriana dos locais onde a escova não alcança.

6) É normal alguns bebês com idade entre um e dois anos chorarem na hora da higiene bucal. Caso isso aconteça, você pode tentar usar de artifícios como músicas, livros e vídeos educativos sobre higiene bucal.

7) Por último, não se esqueça de escovar bem a língua do bebê!

8) Você também pode estimular a higiene bucal dando o exemplo e fazendo a sua higiene bucal na frente dele. Eles imitam muito os adultos!