Mesmo ainda sem dentinhos é muito importante que os pais comecem desde cedo a higiene na boca da criança, geralmente feita com uma gaze umedecida para limpar gengiva e língua. Mas quando os primeiros dentes de leite surgem, já é possível começar a escovação. Como fazê-la de maneira certa? Primeiro, entenda que a criança não vai fazer isso sozinha - pelo menos não nas primeiras tentivas - então, os pais devem agarrar essa missão o quanto antes. Mas se até você se sente inseguro de como fazer, já que a arcada dentária da criança ainda é muito delicada e requer cuidados maiores, confira esse passo a passo da escovação infantil e deixe seu filho com um sorriso lindo e saudável para toda a vida.

A escova certa

Para a criançada, as escovas dentais possuem modelos específicos definidos por faixa etária, basta checar a indicação que vem na embalagem. Isso faz toda a diferença para a necessidade de cada criança, já que o tamanho da cabeça de cada escova vai evoluindo de acordo com o aparecimento dos dentinhos. As cerdas devem ser sempre macias. E lembre-se de que, diferente da regra que vale para os adultos, a escova deve ser trocada mensalmente ou sempre que estiver em mau estado (cerdas muito abertas, por exemplo). E claro, depois de avaliar esses itens mais técnicos, você pode optar por aquela escova com estampa do desenho animado que seu filho adora. Isso anima e estimula a escovação!

Creme dental: qual a quantidade certa?

Também existem as opções mais indicadas de creme dental para esse público. Escolha os com sabor e concentração de flúor próprios para crianças. A quantidade de creme para a escovação da criança, principalmente para aquelas que ainda não sabem cuspir, deve ser bem pequena. Algo do tamanho de um grão de arroz já é o suficiente. Fazer espuma demais não é parâmetro de escovação bem feita.

Precisa de fio dental?

A resposta é sim! Quanto mais cedo você estimular esse hábito, mais facilmente a criança vai pegar o jeito e entender a importância do fio dental. Recomenda-se que a partir dos 5 anos de idade a criança comece a usá-lo. Ele não só elimina todo restinho de alimentos como remove a placa bacteriana, não dando chance para problemas bucais. Assim, a limpeza estará completa!

Hora de escovar!

1. A escova das crianças deve ter cerdas bem macias. Escolha o modelo de acordo com a faixa etária do seu filho.

2. Não é necessário exagerar no creme dental. A quantidade do tamanho de um grão de arroz já é suficiente para realizar uma boa escovação na criança.

3. Deixe a escova paralela à linha da gengiva. Comece fazendo movimentos circulares em grupos de quatro dentes durante 10 segundos cada.

4. Deslize as cerdas da gengiva em direção à ponta dos dentes, inclusive na superfície interna deles.

5. Passe para os dentes do fundo e escove com movimentos de vai e vem bem suaves em todas as faces dos dentes.

6. Para finalizar a escovação, passe a escova nas bochechas e na língua, assim você elimina bactérias capazes de causar mau hálito.

7. Deixe um copo com água do lado para auxiliar a criança no bochecho eliminando toda a espuma do creme dental.

8. Para o fio dental, retire um pedaço com aproximadamente 45 cm, envolva a maior parte de forma frouxa ao redor de cada dedo médio, deixando 3 centímetros no meio. Deslize com suavidade entre os dentes da criança, formando um "C" em volta de cada dente, tomando cuidado para não forçar sobre a gengiva.

Dica importante: Desenrole uma nova parte do fio dental para passar de um dente para outro.