Quem usa aparelho ortodôntico sabe que a escovação requer mais paciência, pois os alimentos costumam ficar grudados não só nos dentes, como nos braquetes do acessório. Para tornar essa prática mais eficaz é preciso ter as ferramentas certas. Você já ouviu falar da escova ortodôntica? Ela promove uma limpeza saudável para os seus dentes e aparelho. O Sorrisologia conversou com a ortodontista Tatiana Rysovas e conta tudo agora para você.

A escova e suas funções

Quem disse que escova de dente é tudo igual disse errado. Uma prova disso é a escova ortodôntica que, segundo Tatiana, foi feita especialmente para limpar sorrisos que possuem aparelhos ortodônticos. Suas cerdas têm um corte interno “V” que permite uma maior limpeza removendo toda placa dental bacteriana e dos resíduos entre os dentes e ao redor dos aparelhos ortodônticos. "Posicionando a escova de forma correta é possível limpar em cima e em baixo do aparelho ao mesmo tempo. A região de maior atenção de quem usa aparelho deve ser aquele pedacinho de dente que fica entre a gengiva e o aparelho porque normalmente a escovação é mais difícil", orienta .

Só para quem usa aparelho

Tatiana afirma que a escova ortodôntica até pode ser usada por alguém que não utiliza aparelho, mas não fará uma higiene tão boa quanto uma escova normal. "As cerdas são de tamanhos diferentes e mecanicamente não removem resíduos de alimentos e placa bacteriana. O ideal é que cada escova seja usada de acordo com o que foi desenvolvida para fazer melhor".

Fique atento ao tempo de troca

Assim como outras escovas, a ortodôntica precisa ser trocada regularmente. Tatiana afirma que em geral, recomenda-se trocar de três em três meses, porém esse tempo pode variar por alguns motivos. "Alguns pacientes aplicam força na hora da escovação ou mordem a as cerdas durante a higiene, isso faz com que elas se abram mais rápido e, assim, perdem a eficiência da escovação". Fique de olho na sua escova para saber a hora de substituir por uma nova.

Quanto mais você cuidar, menos tempo usará o aparelho

Quem usa aparelho sabe que precisa ir ao ortodontista todo mês para realizar a manutenção e verificar a evolução do tratamento. A consulta também vale para detectar problemas e tirar dúvidas sobre os cuidados de higiene, que é uma das etapas mais importantes do tratamento.

"O aparelho acaba facilitando o acúmulo de resíduos alimentares. Mesmo nos mais modernos que não usam aquela “borrachinha”colorida existe uma retenção de resíduos", afirma Tatiana. Cumprindo todas as etapas, você acelera seu tratamento e conquista os dentes lindos e bem alinhados que você tanto sonha.

Seu kit certo de escovação

Agora que você já sabe os benefícios da escova ortodôntica, não deixe de caprichar mais ainda na sua saúde bucal. Seus dentes ficam mais saudáveis evitando o surgimento de doenças. "Além da escovação com o creme dental indicado, é de fundamental importância o uso do fio ou fita dental e de um enxaguatório bucal", conclui a dentista.