Os pais estão constantemente preocupados com o bem-estar de seus filhos. Sempre checando se estão bem, se fizeram uma refeição saudável ou escovaram os dentes corretamente. Apesar de toda essa preocupação, chega uma hora que a criança cresce, começa a ter compromissos fora de casa e os papais e mamães corujas precisam orientar sobre a prática de todos esses hábitos por conta própria. O Sorrisologia preparou 4 maneiras bem bacanas para o seu filho não esquecer de cuidar da saúde dos dentes longe de casa.

1 - Explique a importância de escovar os dentes

De nada adianta encher seu filho de cremes dentais e escovas se ele não entender a real necessidade de tudo isso. Não faça da higiene bucal ser algo forçado, mas tem que ser natural, como tomar banho ou se alimentar. Toda criança que aprende a tratar dos dentes e da boca desde cedo vai manter esse hábito pelo resto da vida. É importante que os pais ensinem para os seus filhos o uso de todas as ferramentas, como fio, escova e creme dental e o enxaguante sem álcool bem refrescante. Quando ele entender a importância de tudo isso, a higiene bucal vai ser muito mais do que um simples ritual diário.

2- Prepare um kit bucal na mochila do seu filho

Para a criança levar a sério a rotina de cuidados com os dentes, deve-se investir com a orientação todos os dias. Uma boa maneira de fazer isso fora de casa é reservar um kit de higiene bucal com escova de cerdas macias, creme e fio dental para levar na mochila, principalmente se ela passa muitas horas do dia fora de casa. Longos períodos sem escovação não é nada saudável para o sorriso, ainda mais se ela estiver na época de trocar os dentes de leite. Isso pode causar várias doenças bucais, como a temível cárie. Para o seu pequeno ter dentes limpinhos e protegidos em qualquer lugar, siga essa dica.

3 - Prefira frutas e alimentos detergentes

Sabia que dá pra cuidar da saúde bucal também na hora de comer? Basta escolher os alimentos certos. Um bom exemplo são os famosos alimentos detergentes, como maçã, cenoura e iogurte, para transformar este momento numa verdadeira limpeza. Para a criançada isso é tudo de bom! Além de tornar a mastigação mais frequente, mantendo os dentes sempre fortes, escolher um lanchinho mais saudável ajuda o seu filho a ter uma alimentação balanceada desde cedo. Uma dica é levar na lancheira frutas e legumes crocantes bem cortadinhos para ele saborear a qualquer momento.

4 - Fale com um responsável sobre os horários de higiene bucal

Eles estão na fase com mais energia para gastar. Acredite, a última coisa que ele vai pensar em fazer é escovar os dentes, mesmo sabendo da necessidade e importância do hábito. Neste caso, é sempre bom avisar a um responsável sobre os horários da higiene bucal. Nas escolas costuma ter aquele momento especial para cuidar dos parceiros bucais. No caso de uma viagem ou passar o dia na casa de um amigo é legal deixar um adulto ciente sobre o assunto.