Produto Relacionado:
Creme Dental Oral-B Pró-Saúde Gengivas Saudáveis
Creme Dental Oral-B Pró-Saúde Gengivas Saudáveis
Saiba mais

Você já cansou de ouvir dos problemas que o tabagismo causa na sua saúde. Além de doenças como enfisema, bronquite crônica e câncer, esse hábito também traz sérios problemas para sua saúde bucal, como um risco mais elevado de desenvolver a gengivite. O problema, que pode levar à perda de dentes caso evolua para estágios mais avançados, é sério e merece atenção. Conversamos com a patologista bucal Beatriz Venturini para entender como o tabagismo pode ser um perigo para o sorriso.

O cigarro, a gengivite e outras doenças

Perceber que sua gengiva está sangrando durante a higiene bucal pode ser um sinal de inflamação. Isso costuma acontecer com pacientes que não praticam tal hábito regularmente, o que faz acumular placa bacteriana. Mas para quem fuma, a doença costuma ser bem mais severa. A especialista conta que neste caso a gengiva inflamada é seguida pela perda óssea e de inserção gengival aumentada, tornando a queda de dentes mais frequente. "Além disso, quem fuma tem mais chances de apresentar lesões que podem sofrer transformação maligna, podendo causar câncer".

O cigarro também é capaz de diminuir a vascularização dos tecidos, minimizar a resposta imunológica, causar destruição da glândulas salivares e redução do fluxo salivar, aumentar radicais livres, gerar mutações no DNA das células, entre muitos outros problemas. "O paciente fica mais suscetível a várias infecções e inflamações, como a gengivite, a candidíase, apresenta ainda a cicatrização prejudicada e pode até mesmo desenvolver câncer de boca".

Existe uma solução: parar de fumar

Ninguém merece ou precisa correr o risco de ter essas doenças. Entretanto, não existe mágica para solucionar o problema. A melhor escolha é dizer adeus ao cigarro. Largando este vício o paciente tem mais chances de sucesso no tratamento da gengivite e nos demais problemas causados pelo fumo. "Sem a cessação do hábito, os resultados não serão os mesmos e o controle da doença se torna mais difícil".

Os benefícios para quem larga o cigarro

Quem para de fumar também volta a ter um belo sorriso. A nicotina, além de viciar, acumula no esmalte dentário e estimula a produção de melanina na mucosa, causando manchas nos dentes, gengiva e na bochecha. O lado bom é que com o rompimento do hábito estes sinais podem desaparecer. Você só tem a ganhar.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), quem para de fumar consegue perceber os benefícios imediatos deste abandono. Após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação normalizam e em duas horas não existe mais nenhuma nicotina no seu organismo. Isso só melhora ao longo dos anos. O que acha de começar a perceber essas novas sensações? Seu corpo vai agradecer com um belo sorriso.