Você já deve ter visto milhares de outdoors e capas de revistas com modelos exibindo um sorriso perfeito, né? Hoje em dia é possível, sim, ter um sorriso de estrela de cinema! Tudo graças à odontologia estética, área que trabalha de forma integrada com outras especialidades e profissionais para transformar sorrisos, modificar cores, formatos e deixá-los com uma aparência ainda mais bonita.

Sorriso e autoestima andam juntos

Sorriso bonito tem tudo a ver com uma autoestima mais elevada, relações pessoais bem-sucedidas e bem-estar. "As pessoas têm valorizado muito mais seus dentes. Afinal, ter um sorriso saudável e bonito significa ser bem aceito na sociedade moderna", comenta Dirceu Vieira, profissional da Odontologia Estética e Restauradora.

Dirceu comentou que houve uma mudança significativa no comportamento das pessoas com a saúde bucal, afinal, são 38 anos restaurando muitos sorrisos. "As pessoas querem dentes cada vez mais brancos e um sorriso perfeito. As orientações do dentista e a divulgação dos cuidados de escovação, bochechos e uso de fio dental junto com o flúor, melhorou a relação dos pacientes com a saúde bucal", explica.

O que a odontologia estética proporciona aos pacientes?

Essa área da odontologia está cada vez mais desenvolvendo técnicas e materiais mais seguros e resistentes para o conforto e satisfação dos que procuram o atendimento. É comum notar que, quando o paciente recebe um tratamento que envolve a parte estética do seu sorriso e não somente funcional - como o tratamento de canal - , ele se sente mais satisfeito, alegre e motivado, o que consequentemente, ajuda-o a realizar cuidados diários na saúde da sua boca.

Para o profissional, a odontologia estética, também conhecida como dentística, se tornou a porta de entrada de muitos nos consultórios médicos. "Hoje em dia, procura-se muito mais o dentista querendo melhorar sua estética bucal e facial do que por motivos dolorosos", comenta Dirceu, que também destacou algumas das possibilidades oferecidas por essa área. "Clareamento dental, lentes de contato dentais, facetas laminadas, coroas de porcelana sem desgaste , reforços dentários, entre outros".

Em que casos a odontologia estética é indicada?

A estética do sorriso, entretanto, não está somente ligada ao processo de elevar a autoestima e harmonizar o sorriso do paciente, ela ajuda também a melhorar a funcionalidade da arcada dentária. "A odontologia estética deve ser aplicada sempre que houver um prejuízo na aparência dos dentes e do rosto. Lembrando que a função e a estética caminham juntas. É muito comum um problema funcional provocar uma consequência estética e vice-versa", finalizou.