Esta é a sua primeira semana com aparelho ortodôntico. Pode parecer um pouco estranha a sensação de estar usando este acessório, mas os dentistas garantem: é normal. Os primeiros dias de tratamento são considerados como uma fase de adaptação de todas as estruturas, e por ser uma novidade, você acaba demorando um pouco para se acostumar com os ferrinhos e bráquetes. Quer se preparar para o início desse ciclo? O Sorrisologia fez uma lista sobre o que esperar dos primeiros dias de tratamento ortodôntico.

Dores e incômodo nos dentes

Nos primeiros dias é inevitável. Parece até que a gente desaprende a comer ou escovar os dentes, né? É compreensível, entretanto, com o tempo você vai ver como é possível viver com este acessório. Uma dorzinha e um pouco de incômodo na boca são sensações normais. Até porque o aparelho tem a função de movimentar os seus dentes e não tem como fazer isso sem o paciente perceber. Mas muitos profissionais recomendam um analgésico para controlar todo esse desconforto. Use apenas o remédio recomendado pelo seu dentista, ok?

Alimentação baseada em sopa, sorvete e purê

Não se espante se você comer uma refeição mais sólida e grande parte ficar grudada entre os ferrinhos. É normal isso acontecer, principalmente se este momento vier acompanhado de dor ao mastigar. Por estes motivos, muitos ortodontistas indicam um cardápio mais leve aos seus pacientes nos primeiros dias com o aparelho. Então, pode abusar de pratos mais pastosos e líquidos, como sopas, legumes amassados e, claro, sorvete. Além de ser uma ótima sobremesa, ele ajuda a amenizar as dores que aparecem no início do tratamento.

A higiene bucal fica mais longa

Você vai ganhar novos produtos para integrar seu kit de higiene bucal. Dentre eles, a escova ortodôntica, interdental e o passa fio ou o modelo de fio dental super floss. Isso significa que, pelo menos uma vez ao dia, sua limpeza vai ficar um pouco mais demorada. Mas não encare isso como algo ruim, lembre-se que tudo isso é para o bem do seu sorriso. E para não atrasar a sua rotina, dê preferência para fazer o ritual completo à noite, antes de dormir, pois é o período que a boca mais precisa de proteção. Não deixe de usar todos os produtos!

Alguns machucados na bochecha

Esta fase de adaptação também pode custar alguns machucados na sua bochecha e boca por conta de alguns ferrinhos e bráquetes avantajados. Você pode acabar lesionando o local ao falar ou mastigar alguma coisa, por exemplo. Para prevenir este cenário, muitos dentistas indicam o uso da cera ortodôntica, uma massa que protege a sua boca do ferrinho solto que vem te incomodando faz tempo. Use o produto e não deixe de marcar uma consulta com o ortodontista para resolver o problema, combinado?

É importante ressaltar que esses incômodos são passageiros e só duram, no máximo, três ou cinco dias. Depois disso, você vai encarar o tratamento de forma mais tranquila. Lembre-se que o aparelho tem o papel de deixar seus dentes alinhados e trazer qualidade de vida para você. Não desista e siga confiante. No final, tudo isso vai valer a pena!