Se o ritual for feito de forma correta, é normal que vários utensílios sejam usados todos os dias durante a higiene bucal. Ainda assim, você já parou para pensar por que usar cada um deles é tão importante para ter uma boca livre de problemas? Saia um pouco do automático e entenda exatamente o que esses aliados diários podem fazer pelo seu sorriso.

Escova de dente

Manual, à pilha ou elétrica, a escovas de dente talvez sejam o utensílio mais conhecido do kit de higiene bucal. Elas, entretanto, devem ser escolhidas com bastante cuidado, afinal, cada um dos tipos vendidos no mercado têm uma função específica. De todo jeito, todas existem para auxiliar na remoção das sujeiras e restos de alimentos que ficam na superfície dental. Se utilizadas da forma certa, são capazes de eliminar as bactérias que prejudicam o hálito, a gengiva e os dentes.

Fio dental

E se o assunto é uma boa limpeza, outro item que não pode faltar é o fio dental. Ele é importante justamente por fazer o que as cerdas da escova de dente não conseguiriam sozinhas: alcançar aqueles cantinhos mais difíceis onde os resíduos se escondem. Para isso, assim como as escovas de dente, o fio dental também possui modelos diferentes espalhados pelas prateleiras dos estabelecimentos. Conhecer cada um deles e a forma certa de usá-los pode ser o segredo para dentes ainda mais saudáveis.

Enxaguante bucal

Ele é usado para finalizar o ritual e, mesmo sendo o último, está longe de ser o menos importante do processo. É com a ajuda do enxaguante bucal que os germes presentes na boca são eliminados e o hálito permanece fresco por mais tempo. Além disso, alguns antissépticos são capazes de atuar com efeito clareador nos dentes, deixando o sorriso branquinho e protegendo-o de diversos problemas que podem surgir na nossa boca. Nesse caso, para saber qual é o ideal para o seu caso, o dentista pode ajudar.