A ortodontia é uma área transformadora capaz de renovar a autoestima de qualquer pessoa através de seus procedimentos de correção dentária. Muita gente já sofreu por um dente desalinhado e encontrou nessa especialidade a solução para seu problema. "Depois de um tratamento ortodôntico bem feito a pessoa vai ter uma segurança muito grande em mostrar seu sorriso", garante a especialista no assunto Andréia Cotrim. Que tal saber mais sobre este método e conferir o resultado do poder da ortodontia?

"Será que eu preciso usar aparelho?"

Essa dúvida é constante na cabeça de muitas pessoas. Mas para desvendá-la é fácil, basta visitar um profissional que entenda do assunto. "É necessária uma análise criteriosa realizada por um especialista, o Ortodontista, que de posse de uma documentação específica poderá opinar sobre o caso em profundidade, decidindo sobre a necessidade ou não do uso de aparelho ortodôntico". Andréia afirma que existem muitos casos que maloclusões podem causar problemas que vão além do sistema mastigador, afetando o rosto do paciente.

A Ortodontia em ação

A evolução de um tratamento ortodôntico é, sem dúvidas, incrível. Tudo começa com o aparelho sendo fixado nos dentes, por meio de uma resina específica, e é montado por meio de vários elementos, como os braquetes e fios ortodônticos."Ele age continuamente e possibilita a movimentação dental em todas as dimensões do espaço". Para que essa transformação seja um sucesso é importante que o profissional tenha conhecimento de biomecânica do movimento dental, assim como das reações biológicas dos tecidos que circundam os dentes.

Mais cuidado com o aparelho = menos tempo com ele

Praticar uma higiene com base nas orientações do ortodontista e visitar o profissional sempre quando for preciso são cuidados essenciais para que o tratamento leve o seu tempo estimado. "Os aparelhos são extremamente delicados e necessitam de cuidados especiais para que seus componentes não sofram traumas externos ou durante a ingestão de alimentos". Evitar aquelas guloseimas crocantes e pegajosas, como balas, caramelos e pipoca, é necessário para que nenhuma pecinha do aparelho caia ou quebre, atrasando ainda mais o ciclo. "Danificações em partes ou no conjunto do aparelho distorcem as funções normais dos mesmos causando significativo atraso no tempo da correção".

Um tratamento que vale a pena

"Uma das primeiras coisas que as pessoas veem é o sorriso, então um sorriso bonito e harmônico passa a imagem de uma pessoa saudável, feliz, bem-sucedida. Isso deixa o portador com segurança para sorrir", conclui Andréia. De fato existem muitas razões para realizar um tratamento ortodôntico e a principal delas é o bem-estar do paciente.

Escove os dentes com uma escova ortodôntica

Para ter uma higiene ainda mais eficiente e um tratamento acelerado, use uma escova ortodôntica. Ela é exclusiva para você que usa aparelho e precisa limpar toda aquela placa que fica escondida atrás dos fios e braquetes. Com as cerdas em formato “V” fica mais fácil garantir um sorriso saudável e um hálito refrescante.