Quando o assunto é saúde bucal, logo é pensado em escovar os dentes. No entanto, só isto para manter a boca saudável não resolve, principalmente para quem usa aparelho ortodôntico. A dificuldade de limpeza dos dentes aumenta sim. Por isso, existem instrumentos para auxiliar os pacientes, como o passa fio. A dentista Francine Figueiredo explica mais sobre esse dispositivo de grande ajuda.

O que é o Passa Fio?

“O passa fio é um instrumento similar a uma agulha de plástico utilizado no auxílio do uso do fio dental em pacientes que utilizam aparelho fixo.” define a dentista. O formato é como de uma agulha de costura, só um pouco mais curva. Ele facilita o uso do fio dental em áreas de difícil acesso, especialmente em pacientes com aparelho ortodônticos, próteses e implantes.

Como usar o passa fio?

O passa fio, ou passador de fio dental, é um ótimo auxiliador para a limpeza dos dentes. Se você possui aparelho fixo e se incomoda em passar o fio dental pelo fio ortodôntico, esse instrumento é uma opção. Veja como utilizá-lo:

1- Coloque o fio dental no buraco do passador, assim como é feito com uma linha de costura na agulha;
2- Com a agulha plástica já com o fio dental, passe-a por baixo do fio ortodôntico;
3- Estando o fio dental posicionado, este deve ser inserido entre os intervalos dos dentes;
4- Spós a introdução e segurando cada ponta com um dedo, vá passando o fio dental pelo ponto de contato até o ponto de resistência da gengiva;
5- Então, o fio dental deve ser pressionado contra o dente;
6- A remoção deve ser feita na direção contrária à gengiva.

É importante lembrar que deve haver cuidado durante toda a limpeza, para que não machuque nenhuma parte da boca. “O procedimento deverá ser repetido em todos os dentes.” ressalta a profissional.

Por que devo utilizar o Passa Fio?

Manter a higiene bucal é de suma importância e isso inclui todos os cuidados necessários. Paciente com aparelho ortodôntico, por exemplo, chegam a demorar o dobro de tempo utilizando o fio dental. No entanto, esse procedimento não pode ser abandonado, pois ajuda a prevenir a gengivite e acúmulo de placa bacteriana. Por isso, o passador de fio dental é uma ótima opção de auxílio. “A utilização do fio dental com passa fio torna-se um importante aliado no tratamento ortodôntico, à medida que facilita a higienização, permitindo passar o fio dental de forma mais rápida e eficiente.” diz Francine.

O passa fio é um eficaz apoio para a limpeza, principalmente para puxar o fio dental através dos dentes acima do fio ortodôntico, chegando à gengiva. Para que a higiene seja ainda mais produtiva, outra dica é optar pelo fio dental encerado. Este tipo é melhor para quem possui aparelho fixo, já que evita deixar fiapos e trancar no aparelho, como ocorre com o fio não encerado.