Natal é época de distribuir sorrisos, trocar presentes e experimentar todas as comidas típicas de fim de ano. Entre elas estão as famosas nozes. Crocantes e saborosas, quem não gosta de petiscar? Acontece que para os pacientes ortodônticos todo cuidado é pouco na hora de consumi-las. Principalmente para todos os fios e bráquetes que compõe o acessório. Por isso, é importante ter moderação e atenção nessa hora. O Sorrisologia separou algumas curiosidades sobre a noz para a saúde bucal e os cuidados na hora de comer esse petisco.

A noz é um alimento detergente 

Sorrir é uma das formas mais simples de demonstrar carinho e afeto. Este gesto durante as festas de fim de ano não pode ficar de fora. Ainda bem que existem muitas formas de manter os seus dentes sempre bonitos. A higiene bucal é importante, mas seguir uma dieta à base de alimentos saudáveis também colabora. A noz é conhecida como um alimento detergente (que limpa os dentes de uma maneira superficial). Ela ajuda a produzir mais saliva quando mastigamos. Sem falar que é uma grande fonte de cálcio, essencial para preservar ossos e dentes fortes.

Todo cuidado é preciso para o sorriso ortodôntico

Apesar de todos os benefícios existentes, é bom ter atenção na hora de comer nozes. Principalmente para quem usa aparelho fixo. Por natureza, tudo o que o paciente ortodôntico mastiga fica grudado entre os ferrinhos. Quando este cenário vem acompanhado da não higiene bucal, acaba causando o surgimento de cáries e outras complicações. Com a noz não é diferente. E por ser um alimento bem durinho, ela também pode causar a quebra de alguma peça do acessório. Por isso, nem pense em abri-la com os dentes.

Lembre-se da higiene bucal

A ceia de natal com muita comida gostosa é uma tradição, mas muita gente esquece de fazer o mais tradicional hábito: escovar os dentes. Com tantos comes e bebes, desde rabanadas, vinho e farofa, o sorriso fica com um grande acúmulo de placa bacteriana - o início de toda doença bucal. Por isso, lembre-se de fazer a limpeza e não deixe de usar o fio dental. Só ele consegue tirar toda a sujeira que fica agarrada entre os dentes e nas peças do aparelho. Assim você pode passar o seu fim de ano sem esconder o sorriso do rosto.