O que você costuma usar na sua higiene bucal? Sabemos que o creme e a escova são itens importantes durante a limpeza, porém, existem outras ferramentas que não podem ficar de fora, como o fio dental e o enxaguante, por exemplo. Eles não devem ser usados apenas uma vez ou outra, mas todos os dias, pelo menos, em uma higiene. Para mostrar o quanto esses e outros itens são essenciais durante o ritual, o Sorrisologia convidou alguns especialistas para falar sobre o assunto.

Fio dental

Tem gente que parte logo para a escovação e esquece completamente de usar esse item primeiro. Mas, acredite, é um erro deixar de usar o fio dental ou lembrar desse produto apenas uma vez ou outra. Só essa ferramenta consegue limpar os espaços entre os dentes, onde acumulam mais restinhos de alimentos. Se essa área não for higienizada todos os dias, muita placa bacteriana será acumulada e vários problemas vão começar a surgir. "As bactérias desmineralizam os dentes, gerando a cárie, e atacam a gengiva, causando inflamações”, afirma a dentista Thalita Costa. Não deixe de reservar um tempinho da sua higiene para o fio dental. Ele é muito importante para o seu sorriso.

Enxaguante

Você provavelmente deve usar esse produto apenas quando está com mau hálito, certo? Mas é errado. O enxaguante bucal, assim como o fio, precisa ser utilizado frequentemente. De acordo com o periodontista, Sérgio Siqueira, ele é um elemento extra que auxilia na limpeza da boca e tem aquele papel de finalizar a higiene. Seu uso impede que mais bactérias invadam o ambiente e, dependendo da ação, pode ajudar a cuidar de problemas bucais, como a sensibilidade, cárie ou até deixar os dentes mais claros. Lembre-se sempre de escolher este produto com ajuda do seu dentista e, antes de adquirir, veja se não contém álcool em sua composição. 

Raspador de língua

A placa bacteriana pode acumular em qualquer lugar dentro da boca, inclusive na língua. Se essa região não for limpa diariamente, uma camada de sujeira branca acaba se formando, a chamada saburra lingual. Muitas vezes o nível da saburra pode ser bem severo, o que necessita de um raspador de língua. Segundo o dentista Flávio Cotrim, ele é ótimo para quem não gosta de escovar essa região.  "Alguns pacientes sentem um pouco de desconforto nessa limpeza, preferindo os raspadores linguais que são mais delicados, com menos volume, provocando menos ânsia", explica. 

Escova interdental

Ela é muito conhecida pelos pacientes ortodônticos para limpar além dos ferrinhos do aparelho. Mas eles não são os únicos que precisam dessa escova auxiliar.  O ortodontista Marcos de Borba afirma que quem possui um espaço bem avantajado entre os dentes, em que o fio dental passa sem encostar, também precisa de ajuda da escova interdental. De qualquer forma, todos os produtos são essenciais, mas é sempre importante consultar seu dentista para receber instruções de como utilizar cada um deles. Não deixe de pedir a opinião de quem entende do assunto.