Você costuma molhar o creme dental antes da escovação? Muita gente faz isso com o intuito de deixar a boca mais úmida e produzir bastante espuma durante toda a limpeza ou por puro hábito. Mas será que essa é a coisa certa a se fazer? Apesar de ser algo simples, uma atitude errada durante a higiene pode afetar a sua saúde bucal e, consequentemente, gerar uma série de problemas. Convidamos o dentista Johnathan Marcondes para esclarecer essa dúvida.

Pode ou não pode?

Mesmo que seja um hábito que você tenha aprendido porque simplesmente observou seus pais fazendo, o profissional avisa: molhar o creme dental não é indicado. Essa conduta pode atrapalhar a sua higiene bucal e colocar toda sua limpeza por água abaixo. Todo esse cenário fica ainda mais complicado quando a água é misturada com o excesso de creme. "Forma muita espuma, diminuindo o atrito da escova com a superfície do dente, além de dificultar a visualização da escovação”, alerta.

O que acontece quando molhamos o creme dental?

Segundo o especialista, a água adicionada ao creme dental vai fazer com que o produto fique mais diluído. Desta forma, ocorrerá a formação de mais espuma. Muita gente pensa que uma quantidade maior de espuma reflete em uma higiene melhor. Só que não é bem assim que funciona. “Todo esse processo faz o creme perder as suas características originais e, consequentemente, acaba não realizando seu efeito total”, diz o dentista. O mesmo acontece quando adicionamos um pouco de água no enxaguante para evitar a sensação de ardência na boca.

O correto a ser feito

De uma maneira geral, o correto é colocar a quantidade recomendada de creme nas cerdas, o que corresponde ao tamanho de uma ervilha, e não molhar a escova, muito menos o creme dental. Mas como a espuma pode ser feita? O dentista responde. “A própria saliva presente na boca é suficiente para promover a escovação”, garante.

Viu só? não é necessário acrescentar água no seu creme. Basta caprichar bastante nos movimentos que a saliva vai manter sua boca umedecida durante toda a higiene. Com essa atitude, seu sorriso ficará sempre limpinho e saudável.

Não esqueça do fio dental e enxaguante

Não deixe de usar as outras ferramentas do seu kit de higiene. Antes da escovação, não se esqueça de passar o fio dental entre todos os dentes, principalmente nos molares que acumulam bastante restinhos de comida. Depois, finalize com o enxaguante bucal sem álcool para manter sua boca protegida das bactérias e sem aquela sensação chatinha de ardência.