Os cuidados com a saúde bucal devem ser parte da rotina. E isto não é apenas para os pacientes jovens e adultos. Desde cedo, além de todos os cuidados que o bebê demanda, os responsáveis precisam ter uma atenção especial com a saúde bucal do pequeno. Entretanto, existem diversos mitos que acabam rodeando esse assunto e deixando os pais preocupados. Para ajudar nos esclarecimentos, o dentista Edson Shikazo Myai desvendou quatro dúvidas comuns sobre a saúde bucal de seus filhos.

A higiene bucal só começa com o aparecimento do primeiro dente leite?

Mito. Muitas pessoas acabam pensando que deve-se esperar o nascimento do primeiro dente de leite do pequeno para começar essa etapa de limpeza da cavidade bucal. Mas o profissional afirma.“É importante criar o hábito da higienização antes mesmo do primeiro dentinho erupcionar”. Essa dúvida é comum de aparecer porque a higiene bucal acaba sendo relacionada apenas com o momento de escovação de dentes. No entanto, é importante lembrar que língua e gengiva também fazem parte dessa limpeza e, assim como afirma o profissional, a higiene bucal do bebê deve ser feita após cada mamada para limpeza dessas áreas.

A chupeta atrapalha na posição dos futuros dentes?

Verdade. A chupeta é um item salvador para acalmar o pequeno em muitos momentos de agitação. No entanto, o uso dela levanta algumas dúvidas em relação à saúde bucal, como o posicionamento dos dentes. O dentista afirma que a chupeta não é a causadora do mau posicionamento dentário, mas pode ser um agravante para esse quadro. “O uso da chupeta por muito tempo pode causar deformidade na arcada, atrapalhar tanto o desenvolvimento dos dentes quanto a respiração da criança”, esclarece.

Após o aleitamento materno é preciso higienizar a boca do bebê?

Verdade. O leite materno é extremamente importante para o desenvolvimento do bebê. Além de todo o carinho e cuidado envolvido nesse momento com o pequeno, é importante lembrar da higienização. O odontologista afirma que a limpeza da boca do bebê seja feita após cada mamada. E para isso, você pode recorrer a alguns itens para auxiliar na tarefa. “Podemos utilizar escova apropriada para bebês ou uma gaze umedecida com água filtrada, enrolada no dedo”, indica Edson.

É possível usar escova dental em bebês?

Verdade. Assim como comentado acima pelo dentista, atualmente a escova dental também é uma opção para realizar a higiene bucal do pequeno. Há diversos modelos apropriados que são direcionados para cada fase dentária da criança. “A escova servirá para higienizar e também massagear o rolete gengival quando os dentes ainda não estiverem erupcionados”, explica ele.