Quebrar um dente não é uma situação boa, seja pela desordem provocada na estética do sorriso ou pelos problemas para a mastigação decorrentes disso. "Na maioria das vezes, a cárie é a maior responsável por isso”, quem afirma é o dentista Fernando Ultimura. Mas, há também situações vistas como improváveis que podem resultar numa fratura e que tem preocupado pacientes, como comer um alimento macio. O que pode ter acontecido? Veja os esclarecimentos do profissional sobre esse episódio e saiba como cuidar da sua saúde bucal.

O que pode ocasionar a quebra de um dente?

Segundo o especialista, o dente natural íntegro tem como característica uma grande resistência à fratura. “Só quebrará se for submetido a um esforço excessivo”, explica ele. Situações como acidentes, mastigar alimento muito duros com frequência ou utilizar o dente para abrir algum objeto são exemplos que podem resultar nessa quebra. Além disso, dentes cariados também pode sofrer com fraturas, especialmente em casos de cárie profunda, pois acontece um comprometimento de grande parte da coroa dental. Dessa maneira, a estrutura fica mais enfraquecida, o que favorece o aparecimento de danos.

Quebrar um dente comendo um alimento macio, o que pode ter acontecido?

Pode parecer estranho provocar um fratura dental com um alimento macio. Entretanto, assim como esclarece o odontologia, o dente só vai quebrar em situações como essa se ele já estiver enfraquecido. "Um cliente já chegou em minha clínica relatando que havia quebrado o dente comendo um sanduíche de pão de forma e que não entendia como isso ocorrerá já que o alimento era muito macio”, relata ele.

No diagnóstico, então, foi percebido que o dente já estava enfraquecido e que vinha sofrendo de um processo de estresse mecânico. Por isso, a pequena força ao morder a comida fez com que ele se quebrasse. Fernando nos destacou os principais quadros que podem causar o enfraquecimento do dente como: cárie extensa, esforço mastigatório excessivo, bruxismo e aqueles que passaram por tratamento de canal, pois a resistência é diminuída. “Nessas situações mesmo um alimento macio, pode causar a fratura”, alerta Fernando.

Saiba o que fazer nessa situação

Ao quebrar um dente, a primeira atitude a ser tomada é procurar o odontologista. Assim, o profissional avaliará como está o dente fraturado e vai indicar a melhor opção de tratamento para o caso. "Pode ser desde uma restauração até a extração, dependendo do comprometimento estrutural do dente”, destaca o especialista.

Outras dicas importantes são: manter o cuidado diário com a limpeza bucal, fazendo a escovação e uso do fio dental; evitar o consumo excessivo de açúcar, para ficar longe de problemas com cárie, e fazer o check-up de seis em seis meses. Por fim, pacientes com bruxismo têm maiores chances de enfraquecimento dental. Para evitar um dente quebrado, o indicado então é utilizar a placa noturna, que protege os dentes durante o sono.