Todos os dias, você sente aquela pecinha do aparelho incomodando a sua boca. O desconforto é tanto que fez um machucado na região e agora qualquer contato é motivo de muita dor. Que situação chata, né? Mas o que deve ser feito? O primeiro passo - e mais importante - é não deixar para lá e procurar ajuda de um profissional. Pensando nisso, entrevistamos o ortodontista Sérgio Casarim para indicar algumas medidas que podem acabar com o problema.

Descubra o que está causando o machucado

Embora seja uma situação desconfortável, é comum que o aparelho cause alguns incômodos no início do tratamento. Isso normalmente acontece porque os bráquetes criam um atrito na mucosa. Outro cenário acontece quando a ponta de um fio que não foi cortado fere a bochecha. De qualquer maneira, o profissional revela que uma lesão causada por estruturas do aparelho possui diversos significados. "O paciente deve procurar seu ortodontista para uma avaliação e correção do problema", explica. 

O que fazer para acabar com o incômodo?

De acordo com o especialista, não existe um método que seja melhor para acabar com o incômodo. O importante é que o problema seja detectado o quanto antes, de preferência na primeira consulta que as estruturas do aparelho são colocadas. O profissional pode fazer uma espécie de teste e perguntar se a pessoa está sentindo algum desconforto ao abrir e fechar a boca. Desta forma, é possível acabar com o problema antes de causar qualquer ferimento. 

Algumas vezes, com o passar do tempo, os dentes vão se movimentando e uma ponta do fio ortodôntico fica evidente e começa a incomodar. "Isso é normal de acontecer durante algumas fases do tratamento", garante o dentista. Porém, mais uma vez, é essencial procurar um profissional para cortar o fio ou corrigir o que esteja incomodando. Não deixe o seu dentista de fora do tratamento, conte todos os detalhes para ele

Acessórios que podem proteger a sua boca

Mas até consultar o especialista, você pode usar algumas ferramentas que podem proteger a mucosa de ferimentos. A cera ortodôntica é uma delas. "Ela é utilizada para proteger a mucosa nos primeiros meses de utilização do aparelho fixo, ou quando alguma ponta de fio esteja machucando", recomenda. Ela proporciona um conforto adicional ao paciente. 

Caso você faça alguma atividade física, um protetor bucal deve ser utilizado. "Para evitar machucar a mucosa ou dentes em caso de contato físico com outro atleta ou uma 'bolada' na boca", diz Sérgio. Esse acessório serve para proteger o paciente durante as práticas esportivas. Não deixe que as estruturas do seu aparelho seja um problema para o seu tratamento. Procure ajuda e tenha uma terapia saudável.