Fazer uma boa higiene bucal todos os dias é o ideal para manter um sorriso saudável e longe de doenças, como cárie, tártaro e a temível gengivite. Apesar de muita gente aprender esse hábito desde criança, algumas não sabem que a limpeza da boca vai muito além de uma escovação. Pensando nisso, o Sorrisologia junto com o dentista Daniel Kottler Burman vão mostrar todos as ferramentas necessárias para montar o seu kit bucal e manter seus dentes sempre bonitos.

A super limpeza da escova de dente

Fazendo movimentos de vai e vem nos dentes inferiores e superiores. É realmente uma espécie de faxina na boca. Uma boa escovação acaba com todo o acúmulo de placa bacteriana, aquele película pegajosa causada pelos restos de alimentos e que fica grudada nos dentes. Para isso é importante que a escova tenha algumas características. "Cerdas retas e macias. A cabeça nunca deve ser muito grande, pois assim a escovação dos dentes posteriores será insatisfatória, pois a escova não atingirá a totalidade da superfície deles".

O creme dental perfeito para você

O creme não dental não serve apenas para dar um gostinho bom na boca. Aliado à escova de dente ele vai realizar essa limpeza por todos os cantos. Independente da idade é importante usar um creme que contenha flúor. A única diferença será a quantidade para as crianças e adultos, já que os pequenos não podem ter contato com uma grande dose da substância. É por isso que existe uma linha de produtos exclusiva para os adultos e, outra, só para a criançada. "Estudos mostram que desde cedo a escovação deve ser feita com flúor", comenta.

O poderoso efeito do fio dental

Na boca existem cantinhos que não conseguimos higienizar apenas com a escova, como entre os dentes, por exemplo. Para retirar aquelas sujeirinhas que ficam nesses espaços, Daniel explica que é necessário usar um parceiro bucal muito importante. "O fio dental tem o papel de realizar a higiene dessas faces, que correspondem a uma grande parte da higiene dentária. Sem ele, a limpeza fica incompleta".

Enxaguante bucal: um complemento para sua higiene

O dentista afirma que a principal função do enxaguante é finalizar a higiene realizada com a escova e o fio. Ele não substitui nenhum dos itens anteriores e deve ser usado de forma correta com a indicação do seu dentista. "Há diversos tipos de enxaguantes, cada um com uma substância antibacteriana predominante".

O valor desse trabalho

"Uma higiene bucal completa é essencial para a manutenção dos tecidos de suporte do dente, como a gengiva. Ela deve ser realizada diariamente", finaliza. A junção de todos esses itens de higiene tem o poder de transformar seu sorriso. Pratique uma boa limpeza sempre após todas as refeições, visite seu dentista e transmita este hábito para frente com seus filhos, sobrinhos, netos e bisnetos. Uma rotina saudável deve ser preservada na família juntamente com um belo sorriso.