Produto Relacionado:
Escova Dental Oral-B Pro-Saúde Ultrafino
Escova Dental Oral-B Pro-Saúde Ultrafino
Compre aqui

Você pode não perceber, mas a gengiva é uma parte muito importante em nosso universo bucal. Quando ela está inchada, logo pensamos em uma temida gengivite. Mas sabia que nem sempre essa pode ser a razão do problema? Existem diversos fatores que causam o inchaço do periodonto que vão desde uma tentativa de defesa gengival até a ingestão de medicamentos hormonais. Quem esclarece essa questão é o periodontista Sérgio Siqueira.

Múltiplas funções na saúde bucal

A gengiva possui muitas funções ímpares que fazem um bem danado para a nossa boca, como sustentar, nutrir e proteger os dentes. "Ela ainda participa na fonética (quando fecha os espaços interdentais evitando o sibilamento na emissão de alguns sons) e na estética, criando harmonia nas proporções do sorriso, entre a porção branca (dentes) e a porção rosa exposta". Não é à toa que precisamos cuidar muito bem delas para manter o nosso sorriso sempre completo.

Inchaço pode significar uma tentativa de defesa da gengiva

O inchaço é um dos sinais de inflamação nos tecidos gengivais, mas ele também pode ser um mecanismo importante de defesa e reparo do nosso corpo, como explica Sérgio. "Gengivas inchadas ou edemaciadas (presença de edemas) podem significar atividade de doença ou a tentativa de elimar algum corpo estranho que tenha entrado no delicado espaço entre o dente e a gengiva". Nosso corpo tem um funcionamento incrível, né? Cuide bem dele.

Alguns medicamentos também podem causar o sintoma

Sabemos que uma má respiração e muitos remédios podem fazer mal à saúde dos nossos dentes, afetando, principalmente, o periodonto. Sérgio assegura. "Pacientes que têm uma respiração bucal, alguns medicamentos hormonais, como anticoncepcionais ou ainda anticonvulsivantes são outras causas para o aumento do volume gengival". É primordial ir ao dentista para saber a razão do problema. "A avaliação clínica e a anamnese devem ser conduzidas para o diagnóstico preciso dessa manifestação e daí, o encaminhamento para tratamento adequado".

Use produtos que foram feitos para sua gengiva

Ao visitar seu dentista ele recomendará alguns produtos para que você continue o tratamento em casa. No caso de alguma complicação nos tecidos gengivais, os melhores são aqueles voltados para tratamentos periodônticos, como o creme dental composto de Fluoreto e Estanho estabilizados. Ele e as demais ferramentas ajudam a interromper o ciclo da gengivite em apenas quatro semanas de uso. O kit bucal também protege sua boca contra a cárie, tártaro e outras doenças causadas pela placa nos dentes.