Se você é o tipo de pessoa que já transpira demais por nervosismo ou ansiedade, imagina como deve se sentir com as altas temperaturas no verão? Além de causar um grande desconforto físico, o excesso de suor, conhecido como hiperidrose, pode trazer muito constrangimento por revelar sensações do sistema nervoso. Existem alguns meios simples para não sofrer tanto com esse probleminha. Cláudia Sá, Coordenadora do departamento de Laser da Sociedade de Dermatologia do Rio mostra como.

O suor é responsável pela temperatura do corpo

Suar, realmente, não é uma sensação agradável, né? Imagina chegar para um evento importante ou a entrevista do emprego dos sonhos com o rosto ou as mãos úmidas? Às vezes pode causar a sensação de despreparo e não é isso que você quer transmitir, certo? Mas Cláudia conta que o suor tem seu papel no organismo. "A sudorese (a fabricação de suor) serve para resfriar a superfície da pele e impedir que a nossa temperatura central se eleve muito e cause danos à nossa saúde". Ele é produzido pelas famosas glândulas sudoríparas da pele que são ativadas quando a temperatura ambiente se eleva ou quando realizamos algum exercício físico.

Nem sempre pode ser considerado uma doença

A dermatologista explica que a quantidade de suor produzida pode variar de acordo com a pessoa e raramente traduz alguma doença, embora acaba gerando muito desconforto para alguns. Isso quer dizer que podemos transpirar por muitos motivos. "Suamos também quando estamos ansiosos principalmente nas mãos e axilas devido a um reflexo do nosso sistema nervoso".

A prática de exercícios também causa muito suor

É impossível não suar quando realizamos algum tipo de atividade física. "O exercício ativa o metabolismo e eleva a temperatura central, quanto maior o metabolismo e o condicionamento físico do indivíduo mais apresentará sudorese para equilibrar a temperatura do corpo".

O uso de antitranspirantes podem ajudar

Pra não suar tanto nesse calor o jeito é tentar fugir de ambientes quentes. "A atividade física em ambientes com temperaturas amenas pode reduzir a sudorese.", indica. O uso de um bom desodorante também pode ser eficaz. "A sudorese das axilas pode ser amenizada com produtos antitranspirantes". Se a transpiração for além do normal é importante procurar ajuda. "Casos extremos nos quais a sudorese nas mãos ou axilas atrapalhe a atividade laboral, pode-se procurar o dermatologista para fazer tratamento". Estes procedimentos podem ser do mais simples ao mais complexo método terapêutico de acordo com o caso.