Na hora de cuidar da higiene bucal, escovar os dentes e usar fio dental para limpar as áreas que não são atingidas pela escova são hábitos essenciais. No entanto, outro cuidado que não pode ser esquecido e nem deixado de lado nesse momento é a higienização da língua! Esse hábito precisa ser aprendido e estimulado desde a infância, e é fundamental para evitar uma séria de problemas para a saúde bucal das crianças. Será que seu filho está fazendo essa limpeza da forma correta? Você já prestou atenção nisso? A endodontista Sofia Cabaleiro explica como esse cuidado é importante!

Por que é preciso higienizar a língua?

“A língua é um músculo que tem uma superfície rugosa e por isso é muito propícia para acúmulo de bactérias e restos alimentares”, explica a profissional. Por isso, quando ela não é higienizada da forma correta podem surgir alguns problemas, que vão desde o mau hálito até outros quadros mais graves, como o risco de uma endocardite bacteriana, um problema no coração.

Entenda a importância desse hábito na infância

Esse cuidado deve ser iniciado inclusive durante os primeiros anos de vida. “É muito importante que os pais possam orientar seus filhos a terem esse hábito desde criança”, afirma ela. Dessa forma, essa higiene vai se tornar um hábito cotidiano na vida dela, até quando crescer. Caso essas placas não sejam removidas corretamente da língua, com o tempo, pode acabar se formando uma camada espessa por cima dela, a chamada saburra. “Esse é um dos fatores que causam o mau hálito em crianças e adultos”, explica ela.

Como é possível orientar o pequeno para essa tarefa?

Nesse momento, nada melhor do que o exemplo! “Realizar a escovação juntamente com a criança e reforçando a importância da escovação dos dentes e língua é o melhor jeito de condicioná-la”, afirma a profissional. Dessa forma, ela vai associar essa atividade como algo que faz parte do seu dia a dia, e poderá levar o hábito adiante na vida adulta.

Veja dicas para tornar a higiene da língua um momento mais divertido

Ensinar hábitos de higiene bucal aos pequenos de maneira agradável pode ser um pouco complicado, mas nessa hora a brincadeira pode ser uma grande ajuda! “Realizar essa tarefa juntamente com os pais, de frente ao espelho, é uma forma eficaz de aprendizagem, e caretas estão liberadas para a hora de escovar a língua”, recomenda a profissional. Outra dica é usar itens com temas infantis, ou até mesmo separar uma escova só para a limpeza da língua. “Dessa forma fica mais claro para a criança que o momento da escovação terá duas etapas, a dos dentes e a da língua”, esclarece ela. Usar uma só escova para dente e língua também dá certo, mas nesse caso os pais devem direcionar a escovação primeiro para os dentes e depois para a língua.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sofia Cabaleiro - Endodontista
Belo Horizonte, MG
CRO-MG: 34919