O aparelho ortodôntico móvel proporciona mais flexibilidade na hora de usá-lo. Mas é justamente aí que muita gente erra, sabia disso? Por permitir removê-lo para comer, escovar os dentes e usar fio dental, muita gente acaba esquecendo o acessório perdido por aí. Logo, necessitam investir num aparelho novo e, consequentemente, perdem tempo no tratamento que poderia ser feito de forma bem mais rápida. Veja essas dicas para usar e cuidar do seu aparelho ortodôntico móvel.

Quando o aparelho móvel é indicado?

Segundo a profissional Gabriela Dantas, o ortodontista pode aconselhar o uso do aparelho em dois casos. “Ele é indicado para pacientes jovens ainda na fase de mudança da dentição decídua (de leite) para a permanente, para interceptar hábitos que possam gerar uma má oclusão futura, como a sucção dos dedos. E também para contenção superior, assim que o tratamento com aparelho fixo é finalizado".

Como ele deve ser usado?

Existem pessoas que usam o aparelho durante o dia, outros apenas na hora de dormir, mas tudo isso vai depender da necessidade do paciente. “É preciso analisar as características dentárias e faciais individuais para que sejam feitos sob medida e com as indicações corretas”, garante a dentista que assegura o tempo de tratamento com o aparelho móvel de seis meses a um ano, de acordo com cada caso.

Existem alguns momentos que o paciente precisa retirar seu parceiro bucal para não sofrer nenhum acidente, como nas refeições diárias e na prática de atividades físicas, que pode ocasionar fratura do aparelho ou a lesão da própria boca. Nestes momentos, lembre-se de guardar seu aparelho em um lugar seguro, como em sua própria caixinha.

Como é a higiene do aparelho móvel?

Além de escovar e limpar os dentes, o aparelho móvel também precisa passar pelo processo de higienização. “O aparelho pode ser retirado uma vez ao dia para a limpeza com soluções especiais encontradas em farmácias ou com a própria escova de dente do paciente fazendo movimentos leves de varredura”. Sabemos que quando o aparelho fixo é retirado e o móvel assume seu lugar, o paciente acaba tendo mais liberdade para comer aqueles docinhos. Porém, não pense que agora é permitido comer à vontade. Os cuidados continuam, incluindo a higiene bucal bem caprichada após todas as refeições.

Creme dental ajuda no controle de placa bacteriana

Para te ajudar nisso, o creme dental para controle de placas é o seu tipo ideal. Ele não só reduz a placa, como reduz a chance dela voltar. Também protegem a boca contra todos os demais problemas, como gengivite e sensibilidade, e tem a função de clarear os dentes. Bom demais, né?

Passo a passo para usar e cuidar

1 - Tire seu aparelho móvel antes de cada refeição.

2 - Lembre-se de tirar seu aparelho, também, quando praticar atividades físicas.

3 - Faça a higiene dos seus dentes e, em seguida, do aparelho, separadamente, em um copo com soluções especiais ou com sua própria escova de dentes.

4 - Sempre que removê-lo, guarde o acessório em um lugar seguro, como uma caixinha específica para ele.

5 - Use o aparelho móvel de acordo com as indicações e no tempo recomendado pelo seu ortodontista. Desta forma, seu sorriso ficará certinho e com a aparência saudável sempre.