Quando você finalmente entra de férias, seja do colégio ou faculdade, você só quer relaxar e curtir os dias com as atividades que lhe agradam. Ver mais seus amigos, dormir até mais tarde ou curtir um cinema são sempre momentos prazerosos. No entanto, o que poucos pensam nesse momento é marcar com seu dentista, não é? Não é preciso estar sentindo algum incômodo para isso, pois a consulta de rotina é o momento ideal para colocar a saúde em dia com uma limpeza profissional de toda a cavidade oral. Que tal aproveitar esse tempo livre para enfim marcar essa consulta?

Entenda mais sobre a profilaxia bucal

Falando assim, parece um procedimento longo, difícil e doloroso. Mas fique tranquilo que está longe de ser isso. A profilaxia bucal nada mais é que uma higiene feita pelo seu dentista em consultório, bem parecida com a limpeza que você mesmo faz em casa. A diferença é que as ferramentas usadas são um pouco mais incrementadas, como uma pasta de dente profilática e escova rotatória profissional com motor de baixa rotação. Há também um reforço de flúor nos dentes.

Os benefícios da limpeza dental feita pelo seu dentista

Quando falamos de consultas regulares de 6 em 6 meses no dentista é para, dentre outras coisas, ter essa limpeza profissional que garante a remoção da placa bacteriana que já endureceu ou que está presa em cantinhos que a higiene diária feita em casa não consegue remover. Após o procedimento de limpeza bucal, o dentista faz a aplicação de flúor para deixar seus dentes ainda mais protegidos. Ainda nessa consulta é possível receber todos os ensinamentos sobre higiene bucal correta, ferramentas mais indicadas e técnica da escovação ideal. Não deixe de aproveitar e tirar todas as dúvidas com seu dentista neste momento.

Recomendações após passar por uma profilaxia bucal

O procedimento leva alguns minutos e é feito numa única visita. Após isso, é claro, o dentista vai avisar sobre o tempo certo para o paciente voltar para refazer essa limpeza. Para manter o resultado, o paciente também é orientado sobre manter os cuidados em casa, usando um creme dental que mantenha a saúde de dentes e gengiva, eliminando a placa bacteriana e refrescando seu hálito. Basta apenas uma pequena porção de creme dental, equivalente a um grão de feijão, e você já garante um sorriso bem cuidado.

Dentistas recomendam evitar alimentos mais pegajosos e ricos em carboidratos, pelo menos por algumas horas após o procedimento de profilaxia. Além disso, não precisa escovar seus dentes logo em seguida, pois o flúor ainda precisa agir por mais tempo e assim garantir um efeito melhor ao tratamento. Após duas horas, a escovação pode voltar a ser feita normalmente.