A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. Apesar de ser sinônimo de saúde, a vinda de um bebê pode deixar a futura mamãe tão ocupada com a gestação que ela acaba esquecendo de outros fatores do seu corpo, como o sorriso. A higiene bucal neste período e tão importante quanto em outras fases da vida. É preciso ter cuidado para que o surgimento de doenças não atinja seus dentes e gengivas, em especial a temida cárie. Para não correr esse risco, descubra esses cuidados simples mas muito importantes para uma gravidez saudável e sorridente.

O surgimento de problemas bucais nas futuras mamães

Segundo o periodontista Sérgio Siqueira Junior, o principal motivo do aparecimento das cáries na gravidez é a alteração da dieta alimentar muito comum nesse período. “Normalmente, durante a gestação a mulher come mais carboidratos de maneira irregular e, somado a isso, a dificuldade ou diminuição da higiene bucal causada pelos enjoos”, explica o profissional.

Além disso a produção maior de hormônios pode gerar um aumento nos problemas gengivais, como sangramento, perda das fibras e doenças periodontais, sem falar da diminuição no fluxo salivar, do aumento da sensibilidade dental e o surgimento de aftas.

O que fazer?

Não ignore e procure um dentista o quanto antes para que ele possa solucionar este problema. Sérgio indica que se o tratamento for necessário, indica-se opções de procedimentos mais curtos. "Converse abertamente com seu médico sobre observações ou restrições que ele julgue serem importantes”. Além disso, tendo um diagnóstico mais precoce possível a manifestação de outras doenças mais graves, como gengivite e periodontite, podem ser evitadas.

Prevenir é importante

Prevenir sempre foi e sempre será a melhor forma de evitar, ou ao menos amenizar, o surgimento de qualquer doença, principalmente quando falamos do nosso universo bucal. Não dispense uma boa higiene oral, uma dieta saudável e controlada, além da visita ao dentista de 6 em 6 meses ou quando perceber algo de diferente em sua boca. "Quando a mulher considerar ter um bebê, junto com sua avaliação médica pré-natal, inclua a visita ao dentista”, indica o profissional.

Não abandone a higiene bucal

Por mais difícil que seja por conta dos enjoos, a escovação dos dentes e a limpeza completa da sua boca deve ser feita após as refeições ou pelo menos três vezes ao dia. Para dar uma mãozinha na remoção das bactérias acumuladas e ajudar a manter o efeito de proteção por bastante tempo, nada melhor do que usar um creme dental para proteção das gengivas. Com composição de Fluoreto de Estanho ele aumenta o poder antibacteriano, proporcionando mais proteção para o sorriso das futuras mamães, eliminando as bactérias dos dentes e gengivas.