Produto Relacionado:
Escova Dental Oral-B Pro-Saúde Ultrafino
Escova Dental Oral-B Pro-Saúde Ultrafino
Compre aqui

Existem muitos fatores levados em consideração para determinar um sorriso bonito, como dentes alinhados, brancos e uma gengiva saudável. E como cada elemento faz parte de um todo, você deve ficar atento aos cuidados desse tecido da mucosa bucal. Muita gente esquece da saúde gengival e não tem ideia de como deve ser a cor e a textura dessa camada. O dentista Pedro Lima explica todas as características para você viver despreocupado da gengivite.

Aparência de uma gengiva saudável

Em primeiro lugar, uma gengiva vermelha não é sinônimo de saúde. O profissional conta que este tecido, para ser saudável, deve estar na cor rosa claro, podendo variar a tonalidade em virtude da etnia do paciente. "De maneira geral ela deve estar rosada e sem dor ou sangramento ao toque com os dedos e a escova de dentes". Se ela apresentar uma cor avermelhada e estiver sangrando ao passar o fio dental, por exemplo, é importante consultar seu dentista o quanto antes, pois isso pode ser um alerta de inflamação ou infecção.

A gengiva depende da saúde do dente

Pedro diz que para a gengiva ser saudável, é importante que os dentes estejam no mesmo nível. Um dente que não é escovado corretamente vai acumular placa bacteriana e deixar a gengiva inflamada e vermelha, podendo causar tártaro e assim doenças como a gengivite e periodontite. Isso também acontece com um dente cariado bem próximo à região gengival. "Não existe gengiva saudável sem dentes saudáveis", alerta.

Como manter a gengiva saudável?

O odontologista conta que existem duas maneiras fundamentais de você manter a sua gengiva sempre saudável:

- Visite um dentista regularmente a cada seis meses, no mínimo, para uma limpeza geral dos dentes e da boca. Em geral os dentistas conseguem realizar essa limpeza em 40 minutos. Algumas pessoas precisam de intervalos de visitas menores, variando de 3, 4 ou 6 meses.

- Faça a correta higiene bucal 3 vezes ao dia e na sequência correta: fio dental - escovação dos dentes - escovação da língua - bochecho com enxaguante de flúor sem álcool. Assim, seu sorriso ficará muito mais harmônico com dentes e gengiva saudáveis.