Produto Relacionado:
Creme Dental Oral-B Pró-Saúde Gengivas Saudáveis
Creme Dental Oral-B Pró-Saúde Gengivas Saudáveis
Saiba mais

Ela chega lentamente sem fazer grandes sinais e, quando você menos espera, a periodontite já está tomando todo aquele tecido que sustenta o dente. Assustador, né? A doença periodontal é silenciosa e faz muito mal para o seu sorriso sem que você perceba. "Esse processo inflamatório faz com que o osso e os tecidos que prendem o dente ao osso se reabsorvam e percam sua sustentação", explica o especialista no assunto Sérgio Siqueira. Existem ferramentas superpoderosas de higiene que se forem utilizadas de forma correta podem evitar esse problema bucal. 

A escova de dentes remove a placa bacteriana

Com cerdas macias e cabeça arredondada para chegar aos lugares mais difíceis da boca, a escova de dentes é o principal instrumento de limpeza capaz de acabar com a placa bacteriana das chamadas faces livres dos dentes, aquelas que são tocadas pela língua ou bochecha. "A escovação (escova + fio/fita dental) remove mecanicamente o biofilme dental, que é o causador da doença periodontal". Não deixe de praticar essa limpeza depois das refeições durante dois minutos. Esse é o tempo suficiente para você ter um sorriso mais saudável e longe das doenças periodontais.

Creme dental + escovação= colaboram para prevenir a periodontite 

Ele protege, previne das doenças bucais e ainda deixa aquele gostinho de saúde na boca. Junto com a escova de dentes o creme dental dá um fim na periodontite. "O mais importante, se não o determinante, para se evitar a periodontite é a remoção mecânica da placa bacterina da maneira adequada, existem alguns componentes do creme que colaboram na prevenção".

Com o fio dental a periodontite não tem vez 

"Sem o uso do fio ou fita dental é impossível limpar as superfícies entre os dentes, por isso ele é tão importante". Sérgio conta que a área mais afetada pela doença periodontal é aquela que fica entre os dentes e no fundo da boca. "Isso acontece justamente por que a população não faz, ou não usa muito bem, o fio dental nessas regiões". O especialista ainda ressalta que é importante fazer o uso correto da ferramenta para a limpeza interdental. "O paciente deve lembrar que usamos o fio com os movimentos parecidos a de um engraxate (o famoso "vai e vem") lustrando a superfície, removendo a placa bacteriana e não somente a partícula de alimento".

Enxaguante: um complemento para a higiene bucal

Ele é um elemento extra que auxilia na limpeza bucal. O enxaguante tem aquele papel de concluir a higiene, evitando que mais bactérias invadam o ambiente. "Existem aqueles com mais flúor livre, com componentes de clareamento, para sensibilidade, com antiinflamatórios, outros ainda que impedem a formação do biofilme bacteriano". O melhor jeito de escolher o seu é conversando com o dentista ou Técnico em Saúde Bucal. Usando elementos como esse de forma correta durante a higiene, seus dentes ficarão bem longe da periodontite e qualquer outra complicação.