Existe aquele momento que você se esforça para uma boa escovação e, mesmo assim, quando termina ainda sente um pedacinho de pipoca agarrado em algum dente. Para esses resistentes só existe um jeito: fio dental. Fazer uso dessa ferramenta ajuda a eliminar toda sujeira, até as mais difíceis, evitando o surgimento de cárie, placa bacteriana e do tártaro, além de prevenir o desenvolvimento de doenças periodontais. Mas você sabia que existem diversos tipos de fio dental? É daí que surge a dúvida: qual a diferença entre eles? Não se preocupe, porque o Sorrisologia vai explicar.

Qual é o mais recomendado?

Não existe o fio dental certo, mas sim, diferentes modelos que atendem as diferentes necessidades de cada pessoa. Por isso, o melhor fio dental para você pode ser bem diferente do melhor fio dental para seu amigo, por exemplo. Mas, no geral, todos eles cumprem bem a função principal que é eliminar os resíduos entre os dentes.

Múltiplos filamentos X filamento único

A fita é um modelo mais fino e achatado, com filamento único e com total resistência, evitando desfiar durante o seu uso. É mais indicado para pessoas com a arcada mais junta e que sentem certa dificuldade para usar o acessório. O modelo de múltiplos filamentos é o mais tradicional e possui alto poder de limpeza.

Super Floss

O chamado super floss foi desenvolvido especialmente para pessoas com aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes. Já que a limpeza nesse caso é um pouco detalhada, esse fio tem a tarefa de remover toda placa bacteriana de um jeito muito mais fácil.

Fio dental com haste

O fio dental com haste possui uma tecnologia para você fazer uma limpeza mais profunda dos seus dentes. Ele é uma ferramenta de plástico com uma ponta em forma de curva que segura um pedaço de fio dental. A sua outra ponta possui um pequeno palito de plástico que pode ser utilizado no lugar dos palitos de madeira para retirar grandes partículas de comida que podem ficar presas na linha da gengiva ou entre os dentes.

Passa fio

Um acessório que também ajuda muito as pessoas que possuem algum tipo de aparelho ou implante nos dentes. Ele é feito de plástico e possui formato de agulha que serve para auxiliar a entrada do fio dental dentro do aparelho entre os dentes. Para usar, basta amarrar o fio dental na entrada do acessório e realizar a limpeza. Você não vai querer outra coisa!

Fio dental com ação Whitening

Possui tecnologia para uma limpeza mais profunda feita de uma maneira ainda mais prática. Além de deslizar tranquilamente entre os dentes, o fio previne problemas como a gengivite e a placa bacteriana. Com revestimento de sílica ele ajuda a remover as manchas superficiais entre os dentes e reforça o branco do seu sorriso.

Multibenefícios

Imagina um modelo que além de remover toda sujeira, previne doenças gengivais, possui um deslizamento macio e ainda refresca seu hálito com sabor menta. Imaginou? Esse modelo existe. O chamado fio dental multibenefícios realiza todas essas belezas e ainda possui tecnologia com resistência ao desgaste. Agora é só escolher o melhor para o seu sorriso!