As festas de final de ano estão chegando... Uma época para comemorar, reunir a família, conversar, dar risadas e também comer bastante. Além de se pensar nos presentes que precisa comprar ou que vai receber, quem está em tratamento ortodôntico precisa ter mais uma questão em mente nesse momento: cuidar bem do seu aparelho! Muitos alimentos comuns nessa época do ano podem causar manchas. Ninguém merece começar o novo ano com um sorriso manchado né? O especialista em ortodontia Caio Botta Martins explica com o que você deve ter atenção.

Aparelho ortodôntico e a ceia de Natal, com o que se preocupar?

Durante as comemorações de fim de ano, uma das melhores partes da festa é a comida, não é? No entanto, esse momento pode ser um pouco preocupante para aqueles que usam aparelho ortodôntico fixo, aquele que é colado aos dentes. Uma dúvida que pode surgir é: “o que eu que estou de aparelho posso comer nessas festas? Vou precisar deixar de comer muita coisa?” Mas calma, não precisa se desesperar! Segundo o profissional, a resposta para essa questão é simples: “Você pode comer de tudo, com cuidado e moderação”, afirma ele.

Algum alimento pode manchar meu aparelho ortodôntico?

O fim de ano é uma época de muita festa e fotos, nas quais você com certeza vai querer aparecer com a versão mais bonita do seu sorriso. Uma preocupação que deve ser levada em conta em relação a quem usa aparelho são os alimentos que podem provocar manchas. E o que nem todo mundo sabe é que mesmo os alimentos saudáveis podem estar nessa lista! “Alimentos com muitos corantes sempre irão manchar os elásticos do aparelho ou as peças do aparelho, não importa se o alimento é saudável ou não”, afirma Caio.

Alimentos naturais, como suco de uva integral, frango com curry, molho de tomate, açaí e café, entre outros, possuem a capacidade de mudar a cor dos elásticos do aparelho. Além disso, alimentos com corantes artificiais, como suco em pó, refrigerantes, gelatinas, sorvetes e ketchup também oferecem esse risco. “O aparelho possui normalmente elásticos feitos de silicone ou látex e estes dois tipos de materiais sofrem manchas ou mudam de cor”, explica. Portanto, se você puder evitar estes alimentos terá um sorriso com aparelho mais bonito durante as festas de final de ano.

Tome cuidado também para não quebrar o aparelho

Outra questão a ser levada em conta nesse momento são os alimentos muito duros, que podem vir a quebrar o aparelho. “A dica é simples, evite morder alimentos muito rígidos e aproveite a festa sem preocupação”, recomenda o ortodontista. Alimentos como amendoins com casca, ossos, torresmo, nozes, castanhas e amêndoas são tipos que costumam quebrar o aparelho. “Alguns alimentos como rabanete, cenoura, salsão e pepino são muito saudáveis, mas também podem quebrar seu aparelho caso você os morda em grandes pedaços”, reforça. Esses tipos de alimentos você pode comer sempre fatiando em pedaços menores e mais finos, facilitando a mastigação.

Lembre-se que no fim de ano é muito comum que os consultórios entrem em recesso. Então para não se ver em uma saia justa com algum problema em seu aparelho, cuide bem dele e siga as orientações dadas pelo seu ortodontista. “Para você que cuidou do aparelho o ano todo, não se preocupe, o final do ano será só mais um bom motivo para você sorrir”, garante ele.