Existem muitas opções para se conseguir um sorriso saudável e sem problemas estéticos. Em sua maioria, os pacientes optam por aparelhos ou clareamentos para alcançarem esses resultados. Porém, existe um outro tipo de técnica que pode proporcionar um sorriso mais branco e mais alinhado: as facetas de porcelana. Conversamos com o dentista Djalma Faria que explica em quais casos esse tratamento pode ser adotado e qual a melhor forma de manutenção.

O que são e qual a função das facetas?

A faceta é uma peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas junto ao esmalte natural. Elas podem ser usadas para fechar espaços ou corrigir pequenos desalinhamentos e até mesmo servirem como solução estética, o qual é possível corrigir descoloração e lascas para ressaltar o brilho dos dentes e o sorriso.

Parece a solução perfeita para alguns casos, contudo, o procedimento não pode ser utilizado nos portadores de hábitos parafuncionais, transtornos involuntários, como por exemplo, o bruxismo. “A técnica passa a ser contraindicada para aqueles pacientes que apresentam dentes muito fora do alinhamento ou inclinados”, adverte Djalma.

A faceta pode ser indicada como alternativa ao tratamento ortodôntico?

Em alguns casos, as facetas de porcelana podem ser utilizadas sim como uma alternativa ao tratamento ortodôntico. Porém, tudo vai depender do quadro do paciente em questão, conforme o profissional adverte: “ É importante que o paciente consulte um profissional de odontologia especializado na área, mas todo o processo vai depender do alinhamento dos dentes”, completa.

O profissional ainda afirma que o procedimento pode ser considerado tanto estético quanto funcional. “Na maioria dos casos, usam-se facetas para corrigir algum problema estético, entretanto, no final, uma coisa leva a outra e não tem como corrigir a estética sem ficar de olho na função”, finaliza o dentista.

Quais cuidados para quem está usando facetas de porcelana?

Os cuidados para quem utiliza as facetas de porcelana são diversos, escovar os dentes de forma adequada diariamente, usar fio dental e usar cremes dentais com flúor não abrasivos, com quantidades que não provoquem o desgaste dos dentes, são essenciais. “ Além disso, é preciso limitar o consumo de café e de alimentos com cores escuras, que podem causar manchas nas peças de porcelana”, completa o dentista.

Vantagens das facetas

Dentre as vantagens das facetas de porcelana, uma das principais é a aparência estética, que permite um visual natural ao sorriso. O procedimento acontece de forma indolor ao paciente e não altera nada em sua alimentação. “Além do paciente poder comer e beber o que quiser, as facetas mantém a cor e o brilho no sorriso, trazendo uma boa aparência. Com uma boa manutenção e cuidado, o tratamento pode durar quase 10 anos”, completa Djalma.