Produto Relacionado:
Creme Dental Oral-B 3D White Perfection
Creme Dental Oral-B 3D White Perfection
Compre aqui

Ao ver um filme ou novela logo nos encantamos quando o nosso personagem favorito sorri. Tendo-o como referência, entramos nessa busca de ter dentes perfeitos. Mas o que conta na hora de definir um sorriso bonito: é o dente em si ou a harmonia com o rosto? Seria possível ter dentes tão lindos quanto aquele ator ou atriz de cinema que tanto admiramos? O dentista Rodrigo Araújo explica ao Sorrisologia o que importa quando o assunto é alcançar um sorriso de arrasar quarteirões.

O que é importante em um belo sorriso

Para começo de conversa, outras questões estão envolvidas quando vamos explicar o que leva um sorriso a ser considerado bonito ou não, como lembra Rodrigo. “Temos que ter em mente que o conceito de estética é subjetivo, varia conforme a época, tendências, cultura local, gosto pessoal e outros fatores”. Com isso estabelecido, o dentista tem de estar treinado em conseguir absorver do paciente o que este considera um belo sorriso para então ajudá-lo com informações e possibilidades técnicas para chegar ao resultado esperado.

O que influencia em um sorriso bonito?

Sorriso bonito não é só ter todos os dentes na boca e bem brancos. O profissional lista algumas condições que devem ser levadas em consideração e que influenciam na hora de alcançar um sorriso bonito. Como o biotipo do paciente, a coloração dos dentes, o formato do rosto, a altura do sorriso, isto é, quantidade de dentes e gengiva que o paciente mostra ao sorrir e a qualidade e saúde da gengiva. “Todos esses fatores são analisados para se construir um sorriso harmônico”, afirma.

Na hora da consulta

No momento da consulta, deve-se ouvir o que o paciente deseja. Após isso, são analisadas as condições técnicas para tornar esse desejo em realidade. Rodrigo ainda conta que atualmente existe a facilidade de planejamentos virtuais através de fotos e softwares específicos que dão uma noção de como ficará o sorriso após o trabalho do dentista finalizado. “No caso de reabilitações com próteses podemos levar esse planejamento virtual ao mundo real, através de técnicas de mock-up ou de próteses provisórias, para que o paciente possa avaliar se está de acordo com o planejamento estético do caso”, explica.

Tratamentos estéticos dentais

Se estamos falando de dentes perfeitos, os tratamentos estéticos dentais não poderiam ficar de fora. Segundo o especialista, tudo vai depender do que o paciente necessita, pois a odontologia dispõe de vários tratamentos para harmonizar sorrisos. Ele cita a ortodontia, o clareamento dental, as plásticas gengivais, as facetas e lentes de contato cerâmicas, os fragmentos cerâmicos, as próteses feitas sobre os implantes e as restaurações em resina. “Os dentistas hoje possuem várias técnicas para solucionar problemas estéticos dos pacientes”. Para ter um sorriso perfeito o que não falta é opção, não é mesmo?