Já é senso comum que o excesso de peso e a obesidade podem implicar em problemas gerais na saúde de um indivíduo. Mas você sabia que ele também pode afetar a saúde da sua boca? As partes do nosso corpo estão interligadas, por isso precisamos cuidar muito bem de todas elas. Uma boa higiene bucal, alimentação saudável e prática regular de exercícios são alguns dos pontos mais importantes para manter a sua saúde perfeita. A cirurgiã-dentista Beatriz Bussab explica de que maneira acontece essa relação entre o sobrepeso e o seu sorriso.

Atenção! O sobrepeso pode se tornar um risco para a saúde

O excesso de peso ocorre quando uma pessoa pesa mais do que é considerável saudável para seu tamanho ou idade, e cabe a um médico realizar esse diagnóstico. Ele pode ser provocado por diferentes causas, como problemas hormonais, genética, metabolismo lento, má alimentação e certas patologias. Normalmente, uma combinação delas. Se você acha que pode estar apresentando sobrepeso, o ideal é consultar um médico o quanto antes, para evitar possíveis problemas. Entre as possíveis consequências dessa condição estão quadros como diabetes tipo 2, hipertensão, apneia e problemas cardiovasculares, entre outras doenças.

De que maneira o excesso de peso pode afetar a saúde bucal?

Além das consequências para as outras partes do corpo, as doenças relacionadas com a obesidade também podem afetar a saúde bucal. Caso a pessoa desenvolva diabetes, por exemplo, isso pode ser um problema também para o sorriso. “Esse quadro facilita a inflamação da gengiva e acúmulo de tártaro, levando a um quadro de doença periodontal”, explica a odontologia.

Além disso, segundo ela, problemas como sangramento gengival, acúmulo de tártaro e cárie se tornam mais recorrentes em pacientes com excesso de peso. “Isso acontece devido às alterações hormonais, doenças relacionadas à obesidade e dieta realizada pelo paciente”, esclarece.

Nesses casos, o acompanhamento com um dentista é fundamental

Para evitar que ocorram esses problemas, é indicado manter um acompanhamento regular com um dentista. O profissional poderá prevenir, tratar e orientar a pessoa em relação a qualquer tipo de problema bucal que possa acontecer. “Pacientes com sobrepeso devem sempre cuidar da saúde através de acompanhamento médico, e manter uma boa higienização dental”, recomenda Beatriz. Escovação dos dentes após a refeições e uso diário do fio dental fazem parte desse processo. “Isso é importante para manter a saúde não só bucal, mas também geral”, diz a profissional.