Já ouviu falar em estomatologia? O nome pode lhe parecer estranho ou lembrar alguma área da medicina, mas essa é uma especialidade muito importante no ramo odontológico. Quando você apresenta alguma ferida na boca, como uma afta que não cicatriza há semanas, um profissional dessa área precisa ser procurado. De acordo com a dentista e expert no assunto Dulce Cabelho, essa área atua frequentemente no tratamento e prevenção do câncer de boca, de doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV, e até de uma pequena lesão de cárie. Saiba mais o que essa profissão pode fazer pela sua saúde bucal.

Curiosidades da especialidade

A Estomatologia é uma palavra de origem grega: stomatos (boca), logos (estudo). Logo, ela estuda a anatomia bucal e todas as suas alterações. No entanto, a especialidade costuma ser bastante confundida por um campo da medicina. A profissional afirma que esse tipo de questionamento é bem comum e não é à toa. “A medicina é o principal setor quando falamos em saúde e doença, e é através dela que saem todas as outras áreas da saúde, como a odontologia”. Ou seja, a odontologia é um ramo médico que possui a estomatologia como especialidade.

Do que essa área trata?

Sabe aquela afta que está demorando um bom tempo para cicatrizar? Ela precisa ser investigada por um estomatologista. Dulce explica que em todos os casos que houver uma ferida na boca, por menor que seja, o profissional deve ser procurado. “Lesões são alterações dos tecidos e podem se apresentar como úlceras, nódulos, bolhas, manchas entre outras”, atenta. Por isso, é importante ter um rápido diagnóstico para que o tratamento seja feito o quanto antes.

Embora a estomatologia estude as doenças bucais, muitas doenças sistêmicas, que afetam outras partes do corpo, acabam tendo um grande reflexo na boca. “Os quadros clínicos são bem complexos e a procura pelo estomatologista deve ser determinante para o diagnóstico e tratamento de possíveis consequências no organismo”. Muitas vezes, o diagnóstico dos problemas bucais antecede a manifestação dos sistêmicos. Fique atento aos sinais da sua boca!

Importante para a prevenção do câncer bucal

A estomatologia é essencial para a prevenção e o diagnósticos de diversas doenças bucais. Através de uma anamnese e de um exame clínico bem detalhado, o estomatologista consegue diagnosticar inúmeras complicações, desde a cárie até o câncer bucal. “Nesse pensamento, podemos citar o diagnóstico de DSTs, doenças traumáticas e infecciosas”. O diagnóstico é sempre importante para que o tratamento seja feito o mais rápido possível, principalmente quando se trata de pacientes com câncer. Para estes, as terapias mais eficientes são a radio e a quimioterapia, que precisam ser acompanhadas de perto pelo profissional. Se você apresentar algum tipo de lesão na boca, não deixe de consultar esse especialista.