Produto Relacionado:

As causas de um episódio de perda de dente são diversas, podendo variar de problemas bucais até o envelhecimento, que contribui para o enfraquecimento dos elementos dentários e sua sustentação. Para muitos desses casos, a dentadura é uma solução para reconstruir o sorriso do paciente, devolvendo suas funções fundamentais. No entanto, quando os cuidados com o dispositivo não são seguidos, a sua saúde bucal pode ficar comprometida. Um exemplo é o quadro de estomatite de dentadura. Para entender os sintomas, a dentista Heloísa Crisóstomo conversou com o Sorrisologia sobre o assunto.

O que é estomatite causada pela dentadura?

Como destaca a profissional, o termo estomatite indica a presença de inflamações na cavidade oral. O quadro pode acontecer em pacientes de diferentes faixas etárias e ser resultado de vários problemas bucais. “Lesões em boca, doença autoimune, tabagismo, dentre outras, uma dentadura, principalmente, quando não adaptada ou higienizada, podem levar a lesões características de estomatite”, cita Heloísa. Por isso, ao perceber os machucados em sua boca, marque uma consulta para descobrir a causa do incômodo e tratá-la corretamente.

Saiba quais são os sintomas da estomatite de dentadura

“Raramente o processo de estomatite de dentadura é sintomático”, destaca a dentista. Entretanto é possível que o paciente fique atento aos fatores que podem contribuir para o quadro. De acordo com a especialista, a falta de adaptação da prótese dentária e má higienização oral e profética por parte do paciente são exemplos comuns que originam o problema. “A estomatite protética é mais comum em próteses totais, onde o palato (céu da boca) fica todo encoberto pelo acrílico da prótese”, esclarece ela. Além disso, o quadro é caracterizado, clinicamente, como sinais avermelhados espaçados ou pontilhados.

Entenda como é realizado o tratamento

Segundo a profissional, assim que a estomatite de dentadura é diagnosticada, para vários casos o ajuste ou confecção de uma nova prótese dentária pode melhorar os sinais e sintomas desse quadro. Para esses pacientes, é importante prestar atenção nas orientações do dentista sobre a higienização da boca desdentada, e também, da prótese. “Atualmente existem diversos produtos que auxiliam na higienização da prótese dentária, principalmente, eliminando os fungos e bactérias que possam estar ali alojadas”, indica ela.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Heloísa Crisóstomo - Odontologista com aperfeiçoamento em prótese e prótese sobre implante
CRO: DF-CD-8149