Os constantes sorrisos brancos de comerciais de TV e artistas fazem com que diversas pessoas comecem a reparar mais na coloração do seus próprios dentes e aumente o desejo de ter um sorriso como aquele. Por isso, muitos pacientes acabam procurando o odontologista para solucionar problemas de alinhamento e cor dos seus dentes. Você é uma pessoa preocupada com a estética? O dentista Djalma Faria conversou com o Sorrisologia sobre esse assunto e esclareceu o que é um sorriso saudável.

Qual é o poder de um sorriso na vida pessoal?

Na opinião do profissional, sorrir é um gesto simples e tem um impacto positivo na vivência das pessoas. “Vida agitada e a rotina desgastante muitas vezes faz as pessoas se fecharem e transformam o sorriso em algo esporádico - porém necessário”, comenta ele. Por isso, abrir um sorriso consegue causar empatia e demonstrar receptividade. Além disso, Djalma destaca que pesquisas já apontaram que quando você sorri, são liberados os hormônios de serotonina e endorfina, responsáveis por gerar sensação de prazer e bem-estar. E ainda, eles são capazes de ativar o sistema imunológico, que aumenta seu grau de disposição.

Um sorriso saudável está além da estética

A estética não é único fator levado em consideração para um sorriso saudável. Como afirma o dentista, a função é outra característica muito importante. “De nada adianta ter dentes claros, alinhados e bonitos se a função deles não estiver balanceada, se não houver uma perfeita ‘engrenagem’ entre as arcadas dentárias”, comenta ele. Para ajudar nessa tarefa de ter um sorriso saudável, o odontologista possui um papel fundamental. “Orienta-se para que o paciente não busque apenas a estética, mas se preocupe com a saúde como um todo”, destaca Djalma.

Veja dicas de cuidados para alcançar um sorriso ideal!

A principal recomendação é manter consultas ao dentista a cada 6 meses, pelo menos. “Escovar os dentes a cada refeição, fazer uso de fio dental e todos os demais produtos que levam a uma higienização efetiva”, orienta o profissional. Além disso, é importante ficar atento a alimentação e optar por produtos mais saudáveis e uma dieta equilibrada, livre de açúcares causadores de cáries. Djalma ainda lembra os pacientes de evitar ingerirem em excesso substâncias que possam manchar os dentes, como os alimentos ricos em corantes.