Colocar aparelho ortodôntico é um processo que leva tempo. Para ganhar os ferrinhos e bráquetes existem algumas etapas que precisam ser seguidas. Tirar o molde da arcada dentária, radiografias da região, fotos e, após os exames, o próximo passo é a colocação dos espaçadores ortodônticos. São aquelas borrachinhas colocadas normalmente entre os dentes molares. Muita gente reclama que esses acessórios causam uma dor danada, mas eles são extremamente necessários. Você sabe pra que servem? O ortodontista Caio Botta conta ao Sorrisologia.

Entenda a função dessas borrachinhas

O separador ou espaçador ortodôntico é um pequeno elástico que o dentista encaixa entre os dentes com a intenção de separá-los. Esse afastamento é importante e necessário para a instalação das bandas do aparelho metálico, o tradicional que a maioria usa. “Como muitos paciente utilizam aparelhos com bandas, esse dispositivo elástico ainda é bastante utilizado no início dos tratamentos ortodôntico”, conta o especialista.

O desconforto é normal, mas dura pouco

De fato, nesse período, o paciente sentirá uma dor moderada causada pelo movimento de separação dos dentes. Então, se você está sentindo incômodo, de certa forma é um bom sinal, significa que os elásticos estão agindo. Segundo Caio, esse desconforto normalmente é maior no segundo e terceiro dia de uso, mas após esse tempo é possível se habituar. Então tranquilize-se porque todo mundo que precisa aderir ao tratamento passa por isso.

Mesmo que a dor alcance um estágio maior, o paciente de maneira alguma deverá remover o dispositivo para aliviar o incômodo. O ortodontista esclarece. “Todo o processo de separação dos dentes ficará comprometido e possivelmente o ortodontista precisará reutilizar o dispositivo para que a separação ocorra de maneira eficiente”, alerta Caio. Melhor passar por esse desconforto apenas uma vez, né? O elástico ficará nesta posição por apenas sete dias.

Tenha alguns cuidados com o acessório

Para evitar que o dispositivo saia da posição, o paciente deve evitar alimentos pegajosos, como chicletes e balas, e também pausar o uso do fio dental no local que estão os elásticos por um tempo. Mas não deixe de usar a ferramenta nos demais dentes, ok? No geral, a limpeza da região deve ser feita apenas com a escova e creme de sua preferência. Aguente firme e use o espaçador certinho para garantir um bom início de tratamento.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caio Botta Martins - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 88536