É como em uma brincadeira de criança, quando você não sabe as regras, a diversão vai embora. O mesmo acontece com a escovação. Para os pacientes que não realizam os movimentos corretos e eficientes para a higiene bucal, acabando fazendo a escovação com menos vontade e loucos para que acabe. Então, que tal conferir as dicas para mudar esse momento? O Sorrisologia separou três dicas para você revolucionar a hora de escovar os dentes e deixá-la mais prazerosa, e claro, manter seus sorriso ainda mais lindo!

Você está fazendo os movimentos corretos?

Aprendemos desde pequenos que a higiene bucal deve fazer parte do nosso dia a dia. O indicado pelos dentistas é que ela seja feita, no mínimo, após as principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Mas é preciso prestar atenção na movimentação. Para facilitar, divida sua cavidade bucal em quatro partes, lados superiores e inferiores, durante 30 segundos. Então, com a escova de dentes inclinada em 45°, faça movimentos de vai e vem. Na área superior, preste atenção na escovação, que deve ser de cima para baixo, já na inferior, ao contrário. Lembre-se de não aplicar muita força ou escovar rápido demais, para não machucar os dentes e gengiva.

A escova de dente elétrica pode ser uma grande ajuda

Uma característica muito comum na rotina das diferentes pessoas é a correria. Por isso, diversas tarefas do dia a dia acabam sendo prejudicadas pela falta de tempo, e algumas delas são bem essenciais, como a escovação. Já pensou em testar a escova de dente elétrica? O item é capaz de remover até 100% da placa bacteriana, você apenas precisa guiá-lo pela cavidade bucal, já que a movimentação fica sob responsabilidade da escova.

Com a ajuda da tecnologia, a suavidade e eficácia da escova elétrica ajudam também na limpeza correta das gengivas. A dica é começar pelo lado externo, com a escova na horizontal. Depois, higienize os tecidos moles e a parte interna. E, sem aplicar força, escove a superfície dos dentes. “O uso da escova elétrica proporciona uma escovação mais completa para quem tem dificuldades de realizar uma boa higienização”, comenta Beatriz. Para quem tem dúvidas sobre o tempo da escovação, alguns modelos elétricos possuem temporizadores. Animou a usar?

O creme dental ideal consegue fazer a diferença

Pensar em escovar os dentes é logo relacionar ao creme dental. Até porque, eles precisam muito um do outro. Juntos, os itens são essenciais para você ter uma higiene bucal eficiente. Pensando nisso, utilizar o creme dental certo para o seu caso faz toda a diferença. Existem diversas opções, como as específicas para os dentes sensíveis e outras focadas na gengiva. Além disso, pacientes que acabaram de realizar um clareamento dental também podem contar com uma pasta que contribui para o efeito branqueador por mais tempo. Vale lembrar que, para uma atuação correta na sua cavidade bucal, não deixe de usar a escova de dente adequada para o seu caso. "Invista na escova com cerdas macias e cabeça arredondada para evitar o desgaste do esmalte dental", indica Cláudio.

Se você ainda tem dúvidas e quer melhorar sua escovação, não deixe de conversar com seu dentista! O profissional poderá orientá-lo sobre os movimentos corretos e produtos ideais para o seu caso.

Este artigo tem a contribuição dos especialistas:

Cláudio de Sá Rêgo Fortes - Cirurgião-dentista
Rio de Janeiro-RJ
CRO-RJ 13115

Beatriz Bussab - Cirurgiã-dentista
Osasco - SP
CRO-SP 125369