Os dentes costumam ser nossa primeira preocupação quando falamos em cuidar da saúde bucal. Além deles, a gengiva também é um parte muito importante, que dá sustentação para esses elementos, e os cuidados com ela devem estar sempre em dia para um sorriso perfeito. Será que escovar os dentes após as refeições e usar fio dental diariamente é o suficiente para garantir a saúde dessa parte da nossa boca? A odontologia Fabíola Chaves respondeu essa questão.

Cuidar da gengiva é essencial para uma boa saúde bucal

A gengiva é uma parte importante do nosso sorriso, por isso precisamos cuidar muito bem dela. “O dente está inserido na cavidade oral pelo periodontal, que são os tecidos em volta do dente, e a gengiva é um deles”, explica a dentista. Além disso, ela cobre o osso no qual se insere o dente permanente. Para garantir sua saúde e evitar problemas bucais, é importante apostar em uma alimentação saudável, além de boa higiene oral.

Escovar os dentes e usar fio dental diariamente garante uma gengiva saudável?

A profissional afirma que sim, esses cuidados podem garantir um sorriso sem problemas gengivais. “Além de ir ao dentista desde cedo”, acrescenta ela. No entanto, é essencial garantir que a higiene bucal esteja sendo feita da maneira correta, pois não adianta nada escovar os dentes e usar o fio dental todos os dias, mas sem a técnica adequada.

Veja orientações sobre a higiene bucal correta

Para usar o fio dental da forma correta, é preciso pegar um pedaço grande e enrolar ao redor de cada dedo médio, deixando um espaço entre eles. Segurando o fio entre o polegar e o dedo médio, faça movimentos para cima e para baixo ao redor da base do dente, passando pela linha da gengiva. Não utilize muita força, e faça os movimentos devagar, para evitar machucados! Quando passar para o próximo dente, use um pedaço diferente do fio. Fabíola dá uma dica: “Passando a língua e sentindo os dentes lisos, teremos a certeza de ter removido o biofilme corretamente”, diz ela. Vale lembrar que a escovação deve ser feita com uma escova de dentes com cerdas macias, de acordo com profissionais. Esse cuidados evita danos aos seus dentes, como desgastes que podem levar a outros problemas, como a sensibilidade dentária.

Os problemas gengivais mais comuns causados pela falta de higiene bucal

Se a higiene bucal não for adequada, alguns problemas podem surgir. Gengivite, que é a inflamação da gengiva e periodontite, quando a inflamação atinge os outros tecidos de fixação, são os mais comuns e que podem resultar dessa falta de limpeza adequada. O dentista pode e deve ajudar a higiene bucal sempre orientando o paciente da forma correta. “A instrução de higiene deve ser individual e sob orientação da equipe odontológica, dentista ou técnico de higiene oral”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fabíola Chaves Fernandes - Especialista em Periodontia e Odontogeriatria
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 20417