Você tem percebido sensibilidade nos dentes ao ingerir alguns alimentos? Ou tem notado que eles estão parecendo maiores? Essas situações podem ser indicadores de um quadro de retração gengival. Contudo, este problema pode estar sendo causado por você mesmo. E a explicação pode estar na maneira como você escova seus dentes, que feito de maneira errada é uma das principais causas para a gengiva retrair. A dentista Nayara da Silva Paula explica de que maneira isto pode acontecer e como é a escovação correta.

Escovação errada pode provocar retração gengival?

A dentista afirma que a escovação errada pode levar a uma retração gengival, um quadro de grande dano para a gengiva. “Isto ocorre devido a escovação muito forte ou com movimentos bruscos”, explica a profissional. Dessa maneira, a ação incorreta faz com que a gengiva se retraia e a raiz do dente fique exposta. Esse quadro pode causar desconforto ao paciente principalmente ao ingerir algo gelado ou quente, por conta dos túbulos dentinários expostos. Além da escovação errada, outros fatores que podem causar retração gengival são trauma de oclusão, acúmulo de cálculo dental, periodontite e freio inserido na região dentária.

Importância da escovação da correta para a saúde bucal

Para evitar problemas como a retração gengival, a odontologista indica o uso de força moderada no momento de escovar os dentes. Esse mesmo tipo de comportamento vale para os pacientes que estão ou já sofreram do problema, pois é uma maneira eficaz de evitar que aconteça novamente. E ainda, é de suma importância ter um acompanhamento com o dentista do seu quadro de saúde bucal para resolver o mais rápido possível incômodos como este.

As soluções para os casos de retração gengival

Assim como destacado anteriormente, a solução está no simples hábito de corrigir a força no momento da escovação, fazendo-a de forma moderada. Já nos casos com um quadro de retração bastante avançada, a dentista explica que há necessidade em recorrer para um tratamento de recobrimento gengival ou fazer a restauração do dente, o que dependerá do grau de sensibilidade na região.

Siga o passo a passo para realizar uma escovação correta

1- Use o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Esse comportamento é extremamente importante para manter uma higienização adequada;

2- Passe o fio dental entre todos os dentes para remover a placa bacteriana e os restos alimentares;

3- Para começar a escovação, imagine sua boca dividida em quatro quadrantes: superior direito e esquerdo/ inferior direito e esquerdo;

4- Com movimentos circulares ou de “vai e vem”, escove cada um dos quadrantes com força moderada;

5- Não esqueça de fazer a escovação na região interna e externa dos dentes.