Você é aquele tipo de pessoa que sempre achou a hora higiene bucal um momento tranquilo? Isso até descobrir que precisaria colocar aparelho ortodôntico. Com todos aqueles fios de aço e bráquetes, você pensou que o ritual higiênico ficaria mais complicado. Mas, ao contrário do que muita gente diz, a escovação ortodôntica não é um bicho de sete cabeças. Basta ter um kit de higiene completo para o seu sorriso metálico. Para facilitar a sua vida, listamos todos os itens que não podem faltar nesta limpeza.

Fio dental

Toda higiene bucal precisar ser iniciada com o fio dental. É o elemento principal para limpar toda a sujeira que fica entre os dentes e na linha da gengiva. Com ele, você consegue evitar o surgimento de inúmeras doenças bucais, como o tártaro e a gengivite. O paciente ortodôntico, mais do que ninguém, precisa desse utensílio na limpeza do sorriso. As estruturas que compõem o aparelho ajudam a acumular mais placa bacteriana nos lugares estreitos que só o fio consegue alcançar. Para ajudar, você pode utilizar o modelo super floss, exclusivo para o paciente ortodôntico. Não pule essa etapa e mantenha sua boca 100% limpa.

Passa fio

Você deve pensar: como vou passar o fio dental com aparelho? Para tudo tem um jeito. E a melhor solução neste caso é com a ajuda de ferramentas auxiliares, como o passa fio. Um dispositivo em formato de agulha, que serve para amarrar as pontinhas de cada lado do fio e manusear de forma mais simples durante a limpeza. Muitos dentistas indicam esse apetrecho para quem usa aparelho ortodôntico, mas poucos pacientes realmente acabam usando. 

Escova interdental

Outro item que muita gente ignora na hora da higiene ortodôntica é a escova interdental. Não pense que só o fio dental ou a escova de dente vai fazer efeito. Esse objeto é essencial para limpar os dentes além dos ferrinhos e acabar com toda placa que fica na superfície do sorriso. Qual é a diferença entre ela e o fio dental? É que a bitufo não alcança a linha da gengiva, que também precisa ser higienizada. Ou seja, uma ferramenta complementa a outra e é por isso que todo paciente precisa utilizar o kit completo.

Escova ortodôntica

Pode parecer uma escova comum, mas, se reparar bem nos detalhes, ela é a ferramenta perfeita para quem usa aparelho. As escovas ortodônticas possuem um formato diferenciado em relação às outras normais. Elas têm uma canaleta central que simplifica a higiene ortodôntica e seu formato em "V" das cerdas permite uma maior limpeza das laterais dos dentes e do aparelho.

Enxaguante bucal

Essa última etapa é muito importante para a higiene do paciente ortodôntico. O enxaguante tem o poder de proteger a boca de futuras bactérias invasoras, formando uma espécie de escudo protetor. Só é importante escolher o tipo certo para o seu sorriso. Aqueles à base de álcool precisam ser evitados, pois provocam ardência e ressecamento na boca. Opte pelo produto composto por CPC (cloreto de cetilpiridínio) + fluoreto. Esse sim é comprovado pelos dentistas. Repare sempre na embalagem antes de comprar e deixar o ritual higiênico mais completo.