Quem usa aparelho fixo sabe que precisa de um kit de higiene bucal diferente dos demais. Além de fazer a higiene dos dentes, os produtos precisam ser voltados para a limpeza de todas as estruturas do acessório, como os bráquetes e fios. Para deixar tudo bem limpo, a escova ortodôntica é a ferramenta mais indicada. Mas além do paciente que está passando pelo tratamento, o produto também pode ajudar na higiene de outros casos? A ortodontista Tatiana Rysovas esclarece.

Quem pode usar a escova ortodôntica?

Embora a escova tenha sido desenvolvida para pacientes ortodônticos, a ferramenta não é proibida de ser utilizada por outras pessoas. Por outro lado, a especialista atenta que o seu uso geral é contraindicado devido ao formato dos tufos, que servem exclusivamente para encaixar nas estruturas. “Justamente por ter essas cerdas desenhadas, que limpam em volta das peças, ela não é recomendada para quem não tem o acessório”, diz. Se isso for feito, acaba refletindo em uma higiene bucal incorreta

Em contrapartida, a especialista garante que esse é o produto mais apropriado para acabar com o acúmulo de placa bacteriana e evitar doenças bucais ao longo de todo tratamento. “É preciso ter muita atenção e alguns cuidados especiais para fazer a escovação de maneira adequada e conseguir conservar o aparelho limpinho”, afirma.

Ela é recomendada para outros tipos de aparelho

Mesmo que não seja feita para outros tipos de sorriso, a escova ortodôntica pode fazer parte da higiene de vários modelos de aparelho ortodôntico. A profissional garante que essa ferramenta é ótima para pacientes que usam aparelhos fixos apenas com arcos e fios. “Eles são difíceis de higienizar”, ressalta. Se você tem aparelho e ainda não usa essa ferramenta, o que acha de pensar no assunto?

Conheça os benefícios da escova

Quem usa aparelho fixo sabe muito bem de todas as dificuldades que encontra na hora de fazer a higiene bucal. Ainda bem que existem ferramentas que ajudam a tornar esse momento mais fácil, como a escova ortodôntica. “Essas ferramentas são muito úteis para uma perfeita limpeza. Por isso os acessórios desenvolvidos para esse fim sempre são bem-vindos”, comenta a Tatiana.

A escova ortodôntica possui vários benefícios. Ela varre toda a sujeira do sorriso além dos ferrinhos, previne o surgimento de cáries, do mau hálito e ajuda a manter o seu tratamento em dia. Quer coisa melhor? Consulte o seu ortodontista e descubra mais sobre o que essa ferramenta pode fazer pela sua saúde bucal.