Cuidar dela não é assim tão difícil, mas requer atenção. A gengiva é uma parte muito importante do sorriso e, por isso, também deve ser pensada na hora da higiene bucal. Mesmo com tantas opções de escovas de dente disponíveis, existe aquela que melhor se adapta a esse tecido tão delicado e proporciona uma boca livre de perigos.

Cerdas finas e macias são mais eficientes

A dentista Heloísa Crisóstomo confirma que a cerda macia é, de fato, a melhor opção quando o assunto é a limpeza da gengiva. “Ela tem o papel de massagear esse local, além de ser capaz de penetrar levemente no espaço entre dente e gengiva, higienizando de forma eficiente”, explica. Tudo de forma sutil para alcançar os locais mais difíceis sem causar nenhum desconforto.

Tenha cautela com os outros modelos

Outros tipos de cerdas não precisam ser necessariamente abolidos, mas é importante lembrar que, quando pressionados com força nessa região mais fina da boca, são altamente prejudiciais. “O paciente que usa escova dura, a posiciona de forma errada e ainda aplica muita força na escovação, acaba agredindo a gengiva”, explica.

A maneira como você escova os dentes também influencia

E para um cuidado completo com a saúde bucal, a especialista lembra que o tipo de escovação deve ser levado em conta. “Existem diversas técnicas, porém a mais indicada é aquela em que inclinamos a escova em um ângulo de 45 graus com relação a gengiva e ‘varremos’ em direção ao dente”, ensina. Dessa forma, o risco de uma retração gengival ou desgaste dentário é consideravelmente diminuído.

Ouça a opinião de um profissional

Mesmo que existam recomendações mais gerais, é válido ressaltar que toda regra pode ter uma exceção. Para descobrir a melhor forma de tratar da sua boca, o conselho mais certeiro é tirar as dúvidas com quem cuida do seu sorriso. Tenha uma conversa franca com o dentista e discuta não apenas qual deve ser a escova ideal para o seu caso, mas também de que forma utilizá-la. Previna-se de problemas e sorria sem medo.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Heloísa Crisóstomo - Odontologista com aperfeiçoamento em prótese e prótese sobre implante
CRO: DF-CD-8149