Ele deixa um gostinho bem refrescante na sua boca. Embora muita gente esqueça de incluir na higiene, o enxaguante proporciona muitos benefícios à saúde bucal. Dependendo da sua composição, o produto é capaz de prevenir o sorriso de cáries, mau hálito e até ajuda a deixá-lo mais branco. Mas para ter um efeito positivo, é importante utilizá-lo da maneira certa. Quantas vezes por dia o antisséptico pode ser usado? A dentista Heloísa Crisóstomo indica as melhores recomendações.

A recomendação ideal de uso

Com apenas um copinho da solução você consegue ter um resultado eficaz. Por isso, muitas pessoas acabam usando o enxaguante em toda higiene bucal, pensando em um sorriso mais saudável. Porém, a dentista afirma que a periodicidade de uso do produto vai depender muito do seu princípio ativo e da sua finalidade. Existem alguns bem específicos que ajudam a reduzir o índice de cárie dentária, tratam doenças gengivais ou ajudam a manter o resultado de um clareamento dental. Mas é importante tomar cuidado com a sua composição. "Enxaguatórios que possuem álcool e/ou antibiótico em sua composição, não podem ser de uso contínuo, pois eles alteram a flora bucal e as papilas gustativas", atenta a profissional. 

Peça ajuda ao seu dentista

Antes de comprar qualquer produto de higiene bucal, pergunte sempre ao seu dentista a necessidade e qual o melhor para o seu caso. Apesar de não fazer mal para os dentes, pessoas que estão passando por terapia ou têm alguma complicação devem evitar certas substâncias. "Pacientes que estão em tratamento quimioterápico, possuem a boca mais ressecada pelo efeito colateral do medicamento, logo, devem evitar o uso de enxaguantes com álcool na fórmula", explica. Crianças que ainda não têm controle de fazer bochechos sem engolir, também precisam evitar antissépticos com flúor na fórmula, para evitar o risco de intoxicação e fluorose.

A função do enxaguante

O enxaguante finaliza a higiene bucal e protege a boca da alta proliferação de bactérias. Embora seja um produto bem importante, ele não substitui a escovação. Por isso, não tente excluir etapas dessa limpeza. "A ação mecânica da escova é muito importante para manutenção da sua saúde bucal", garante Heloísa. Também não deixe de usar o fio dental. Só ele consegue acabar com todos os resíduos que ficam entre os dentes. Usando todos os produtos em conjunto, você consegue alcançar um resultado bem melhor para o seu sorriso.