Sabe aquela cárie que não foi resolvida de primeira? Pois é, a estrutura do dente afetado ficou tão danificada que acabou atingindo seu interior. A única solução para este problema é fazer um tratamento de canal com a área especialista no assunto: a endodontia. “Ela trata das lesões e doenças que afetam a polpa e a periapice , que é o fim da raiz dos dentes”, explica a endodontista Paula Soldani. Venha conhecer esta área que ajuda a deixar seu sorriso mais saudável e longe de dores.

Por que é tão importante?

Essa modalidade odontológica, apesar de ser tão temida pelos pacientes, é uma das mais importantes. Além de tratar cáries profundas, a endodontia também corrige fraturas e traumas dentários, e qualquer outro tipo de lesão, visando a manutenção do dente na cavidade bucal. Paula explica o valor de um tratamento antecipado. "Por ser um tecido complexo formado por nervos e vasos, ele é responsável pela vitalidade do dente, quando ocorre algum dano na polpa o resultado é dor aguda. Se isso acontecer o melhor a fazer é procurar um Endodontista”, indica.

Não é preciso ter medo

Ter medo de dentista já virou coisa do passado. Ficar inseguro ou ansioso na hora de fazer canal ou qualquer procedimento dentário é normal, mas que não podem te impedir de realizá-los. É importante escolher um profissional de confiança que possa explicar todo procedimento e passar total segurança e cuidados antes, durante e depois do tratamento. O importante é não adiar a vista e resolver o problema o quanto antes. Consulte amigos e familiares para obter indicações de bons profissionais.

Cuide do seu sorriso

Além do profissional fazer a parte dele, você também precisa dar conta da sua. Paula indica que para ter um sorrisão saudável e sem problemas, uma higiene pra lá de caprichada e completa é a solução dos problemas. “Apos tratamento endodôntico, o dente perde a sensibilidade que percebemos no início de um processo de cárie, dor ao frio e ao doce. Por isso, o dente com tratamento endodôntico não deve ser negligenciado na higiene diária", indica a Dra. Paula.

Usando as ferramentas certas

Para o tratamento ficar ainda melhor, escolha uma escova de dentes com cerdas bem macias e cabeça redonda, um creme dental refrescante, sem esquecer também do fio e do enxaguante. É isso mesmo! Fazer bochecho após a escovação com um produto que ajuda a eliminar bactérias, prevenir a placa e combater o mau hálito, tudo isso sem a ardência do álcool é essencial para ter uma boca mais limpa e refrescante.