Quando alcançamos a idade adulta, pensamos que estamos imunes a muitas doenças. É claro que nesta fase todo seu corpo já está 100% formado, mas não quer dizer que os problemas serão inevitáveis, principalmente os bucais. A fluorose dentária, por exemplo, é um problema que ocorre apenas na fase de formação dos dentes, mas se não for tratado, você ainda terá os reflexos do problema na fase adulta. Mas será que é possível tratar dessas manchinhas nos dentes após alcançar a maioridade?

Fluorose é doença de gente grande?

Segundo a dentista Heloísa Crisóstomo, uma pessoa não pode ter fluorose quando adulto. "Nessa fase o paciente pode ter somente intoxicação por flúor". Geralmente, essas manchinhas brancas (nos casos mais leves) ou acastanhadas (nos mais severos) surgem na infância. E, quando não são tratadas, ficam no sorriso até a maioridade. "A fluorose dentária só acomete o dente na fase de formação dos dentes. Depois de formados, eles não adquirem mais essas manchas", garante.

Não leve esse problema no sorriso por muito tempo

A fluorose não desaparece com o tempo. Se o dente já nascer com a doença, será problema para o resto da vida. Mas ainda bem que existem tratamentos que podem melhorar o aspecto do sorriso manchado. "A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.

Um branco saudável para os seus dentes

Para evitar essas manchinhas indesejáveis no seu sorriso, basta ter controle na quantidade de flúor durante o dia. Na infância a ajuda dos pais na escovação é primordial para evitar o problema. Esse equilíbrio pode começar com o seu ritual higiênico. Muita gente peca na quantidade de creme dental durante a escovação. Exagerar no produto não torna sua higiene melhor. Neste caso, menos significa mais. Coloque sobre as cerdas a porção indicada pelos dentistas, equivalente a um grão de ervilha (para os mais velhos) ou meio grãozinho de arroz (para as crianças). Seguindo esse padrão, seu sorriso terá um branco saudável.