Você sabe a importância que uma higiene bucal completa tem para um sorriso bonito e saudável. O fio dental é item primordial nessa tarefa, pois apenas essa ferramenta consegue alcançar os lugares que a escova de dentes não alcança. Entretanto, ao passar o fio para retirar os restinhos de alimentos entre os dentes, sua gengiva começa a sangrar. Você não dá muita importância e segue a escovação normalmente. Mas será que isso é normal ou pode indicar algum problema mais grave? O periodontista Leonardo Costa explica o que pode ser um sangramento gengival nesse caso.

É comum usar o fio dental e a gengiva sangrar?

Usar o fio dental talvez seja a parte mais chatinha para alguns. Mas a verdade é que sem esse item a higiene bucal fica incompleta e a longo prazo pode trazer consequências sérias para a sua saúde bucal, como a formação de placa bacteriana. Se não bastasse, ao passar o fio em movimento de vai e vem no espaço entre os dentes, sua gengiva começa a sangrar. Leonardo garante que isso não é nem um pouco comum e explica as possíveis causas. “Sangramento gengival é característica de atividade de doença periodontal, gengivite ou periodontite”.

Entendendo o que é uma doença periodontal

O sangramento constante nessa região da boca indica que algo não está bem, como o indício de uma doença periodontal. Esse tipo de problema bucal é a o maior responsável pela perda dentária. E é justamente o sangramento na gengiva um dos primeiros sintomas dessa vilã. Primeiro começa com a inflamação nos tecidos gengivais, que se não cuidado, avança para uma reabsorção óssea, retração da gengiva e, em seguida, na perda dos dentes. Melhor evitar passar por isso, certo?

O que fazer nesse caso?

Se você está adiando aquela visita ao seu dentista e sua gengiva sangra ao usar o fio dental, sem dúvidas esse é o momento para marcar uma consulta. Afinal, somente um profissional capacitado poderá diagnosticar o seu problema e dar as orientações corretas. “Deve-se procurar um dentista para que seja realizados os cuidados necessários para controlar e reverter o processo da doença”.

Como evitar o sangramento

Não se engane pensando que para evitar o sangramento na gengiva você precisa parar de usar o fio dental. Pelo contrário, é exatamente agora que essa ferramenta bucal não pode ser deixada de lado. Uma dica que o profissional dá é realizar a limpeza com o fio dental sempre em frente ao espelho, dessa forma, você consegue ver o local certinho onde está passando-o. “O fio dental deve ser utilizado de forma gentil, sendo colocado cuidadosamente no sulco gengival, espaço entre a gengiva e o dente, a fim de evitar traumas no tecido da gengiva”, recomenda.