Que atire a primeira pedra quem nunca inventou uma desculpa para adiar ou até mesmo não ir naquela consulta ao dentista. Se você não falou, certamente, já ouviu de algum amigo ou parente. A verdade é que cuidar da saúde bucal não se limita apenas ao ritual de higiene que se faz em casa. Uma vez ou outra é importante visitar um profissional, mas sempre há alguém arrumando motivos para não ir. Pensando nisso, o Sorrisologia selecionou quais são as frases mais ditas pelas pessoas quando estão evitando ir ao consultório odontológico. Será que você se identifica?

“Meu dente nem está doendo tanto assim”

Você pode ser muito resistente à dor. Talvez seu dente realmente não esteja com aquela dor aguda, mas, acredite! Quanto mais essa consulta for adiada, pior será. Além de a dor aumentar, o tratamento para o possível problema terá que ser mais invasivo e, consequentemente, levará mais tempo causando mais incômodo.

“Eu estou sem tempo”

A vida realmente é muito corrida. São diversas as tarefas que você deve dar conta durante seu dia. Mas seja sincero: quando um amigo te chama para comer aquela pizza, você não pensa duas vezes e arruma um tempo, né? E não há nada de ruim nisso, estar com os amigos para se divertir é supergostoso e saudável. Porém, é muito importante dar o devido valor para sua saúde bucal. Afinal, você precisará do seu sorriso sempre belo para curtir muitos momentos de pizza com seus amigos, sem se esquecer daquele selfie bacana.

“Hoje não, mas quando der vontade eu vou”

Você muito provavelmente nunca sentirá vontade de ir ao dentista. A ida ao consultório odontológico, como em qualquer outra especialidade médica, se dá por uma necessidade. Não espere a vontade chegar, será um tempo perdido. E também é bom não esperar a necessidade chegar, ela pode vir acompanhada de muita dor. Para isso é importante realizar consultas de prevenção. Defina um dia na sua agenda e vá.

“Eu gosto dos meus dentes assim”

Você pode até estar satisfeito com a aparência do seu sorriso e isso é ótimo. Mas existem inimigos bucais que são invisíveis aos olhos e, talvez, eles estejam trabalhando em silêncio. Um belo dia quando você menos esperar, surgem as consequências e complicações causadas por alguma lesão não tratada. Viu só? Todos os motivos te levam à mesma conclusão. É muito importante visitar seu dentista, ao menos, de 6 em 6 meses ou no período que ele definir para você. Com os cuidados certos esteja pronto para arrasar e sorrir muito!