Você recebeu o diagnóstico do seu dentista de que a partir de agora precisará usar aparelho fixo nos dentes. De imediato surgem muitas dúvidas e para completar, não faltam pessoas dando pitaco sobre como será a sua vida com esse novo item bucal. Entretanto, nem tudo o que dizem sobre esse tratamento ortodôntico é verdade. Derrubamos 5 mitos sobre o uso de aparelho dentário para te tranquilizar sobre essa nova fase. Vai dar tudo certo!

1- Aparelho dentário e óculos não combinam

Quem disse? Talvez esse seja um dos mitos mais antigos quando se trata de aparelho ortodôntico. Se você também usa óculos, não esquente com isso. Até porque o aparelho dentário se tornou um acessório - assim como o óculos - com variações de modelos e para todos os gostos. Os aparelhos podem ser prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis. Então, um não tem nada a ver com o outro e ambos podem conferir estilo ao seu visual.

2- Você não poderá comer mais nada do que gosta

Você não precisa cortar de vez da sua vida seus alimentos preferidos. Mesmo se eles forem amendoim, pipoca ou manga. É permitido comer de tudo, desde que você tome os devidos cuidados. A questão principal é que alguns dentistas aconselham evitá-los durante o tratamento, pois, com qualquer pequeno descuido você pode prejudicar e atrasar os resultados. Mas se a vontade estiver inevitável, coma sem medo! Apenas o faça com carinho e calma ao mastigar. Quer uma dica? Os alimentos mais duros devem ser cortados em pequenas partes para evitar danos aos braquetes. Além disso, a higienização completa após todas as refeições deve ser seguida rigorosamente.

3- Você não poderá praticar esportes

Se você adora praticar esportes e vai precisar usar aparelho ortodôntico, provavelmente se perguntou se não poderá mais reunir os amigos e jogar uma partida de futebol no fim de semana. De início, o uso de aparelho fixo não atrapalha os treinos esportivos. A única recomendação é em relação aos esportes de contato, como lutas, futebol e basquete, pois requerem mais cuidados. Importante lembrar que os protetores bucais já são indicados durante qualquer prática esportiva, para quem faz tratamento ortodôntico, essa orientação vale o dobro, certo?

4- Os dentes ficarão manchados

O seu sorriso não ficará manchado apenas por usar aparelho dentário. Os dentes só ficam manchados caso você descuide da higiene bucal enquanto faz o tratamento ortodôntico. Acontece que o esmalte dental saudável é liso e brilhante. Se a limpeza oral for deixada de lado, os dentes podem ficar manchados por causa da ação de ácidos produzidos pela placa bacteriana que descalcificam o esmalte. Ou seja, a melhor prevenção é escovar os dentes corretamente durante todo o período.

5- Fazer a higiene bucal é um pesadelo

Se antes realizar a higiene bucal já era algo difícil, agora com o uso de aparelho dentário ficou pior? Não é bem assim. A limpeza oral em quem está fazendo tratamento ortodôntico não é nenhum bicho de sete cabeças. O único fator mais chatinho é o acúmulo de restos de alimentos entre os braquetes. Mas as mesmas regras para quem não utiliza aparelho valem para quem usa: atenção e cuidado no momento da higienização. Além disso, tendo todas as ferramentas corretas para esse momento, fica bem mais fácil. Dessa forma, sua saúde bucal fica em dia e longe de qualquer problema.