Vamos fazer um teste? Passe agora a língua sobre seus dentes e perceba como você os sente: lisinho ou meio rugoso e pegajoso? Se a sua resposta foi a segunda opção, significa que está na hora de caprichar na higiene bucal. Isso porque os restos de bactérias e dos alimentos que consumimos ao longo do dia aderem-se aos dentes. Quando não são eliminados, vão formando essa massinha chamada placa bacteriana que, com o passar do tempo, pode endurecer e tornar-se o temido tártaro. Veja outros sinais de que é hora de cuidar mais da sua saúde bucal e previna-se.

Não dê chance para a sensibilidade dentária

Ao tomar um sorvete, logo veio aquela pontada nos dentes causando bastante dor. Ela dura apenas alguns segundos , mas é o suficiente para incomodar qualquer pessoa. A chamada sensibilidade nos dentes pode ser causada por diferentes motivos, entre os seus principais podemos destacar a retração gengival ou desgaste dos dentes. A dor, então, surge porque a parte mais interna do dente, chamada dentina, fica exposta e reage sob estímulo externo, como aquele refrigerante super gelado, que entra em contato com ela e chega até os nervos. Daí você já pode imaginar a dor!

Placa bacteriana é removida através da escovação

Não adianta, tem que ser todos os dias! A higiene bucal não pode ser deixada de lado e muito menos ser feita de qualquer forma. Com as ferramentas certas e a técnica orientada pelos dentistas, você consegue manter sua boca longe da placa bacteriana. Ela é o início de muitos problemas bucais: cárie, gengivite e tártaro são alguns exemplos. Além disso, ela também é quem causa aquela sensação de dentes sujos, mesmo que a olho nu você não tenha essa percepção. Mas, independente da estética, a placa bacteriana pode trazer muitos prejuízos à cavidade oral. Para dar um fim nela, pegue já seu creme dental e escova de dentes. Ah, e não se esqueça do fio dental!

Dente amarelo? Procure seu dentista

Se você tem observado no espelho que seus dentes não estão mais clarinhos como antigamente, pode ser que esteja na hora de rever seu dentista. Dentes amarelos são, geralmente, causados por hábitos alimentares e/ou falta de uma higiene bucal adequada. Seja qual for o motivo, ninguém gosta de um sorriso amarelado e a solução para isso só um profissional poderá dizer. Em alguns casos, apenas algum creme dental com ação branqueadora é possível devolver a cor natural dos seus dentes. Para outros casos, uma limpeza profissional em consultório pode ser a solução. E, quando nenhuma delas for o suficiente, seu dentista pode recomendar um clareamento dental. Oriente-se e encontre o melhor caminho para você!