Em um dia comum você vai almoçar como de costume. Ao saborear sua refeição predileta você sente mastigar algo duro e logo se dá conta que é um pedaço do seu dente. Cena de terror, né? O susto é inevitável, afinal, tudo estava bem com a sua saúde bucal, as suas escovações estão em dia e o fio dental se tornou seu companheiro inseparável. Então essa fratura aconteceu “do nada”? Não exatamente. O cirurgião-dentista Max Ferreira explica por que isso pode ter acontecido de repente.

Dente que quebra “do nada”, por que?

O dente não quebra exatamente do nada. A questão aqui é a fratura não ter uma razão aparente. Segundo Max, esses casos podem estar relacionados à cárie oculta ou a processos de reabsorção dentária interna/externa ou até mesmo ambas. Essa reabsorção nada mais é que uma inflamação da polpa do dente, no qual a superfície interna, isto é, as paredes que a cercam começam a ser reabsorvidas e se tornam cada vez mais finas. “É como se houvesse um desgaste de dentro pra fora. O dente fica mais fraco para aguentar o impacto da mastigação, por exemplo”, explica. Daí um alimento mais durinho, como pipoca, pode ocasionar o problema, sabe?

O que fazer quando isso acontecer?

Como de início não se sabe o motivo da fratura, o profissional recomenda que o primeiro passo deve ser diagnosticar a causa para buscar o tratamento mais adequado. Nos casos de fratura por cárie, por exemplo, os dentes devem ser tratados com procedimentos de dentística direta, segundo o profissional. “Já os casos de fratura por reabsorção, o tratamento deve começar normalmente pela terapia endodôntica”.

Como se prevenir de um dente quebrado?

Consultar seu dentista periodicamente, ou seja, de seis em seis, é muito importante na prevenção de qualquer problema em relação à saúde bucal. No entanto, para identificar que um dente não está saudável e evitar esse tipo de situação o especialista adiciona mais uma recomendação. “Aos casos de fratura citados, os exames de imagem, como as radiografias, são essenciais”. Então, fique atento e não espere a situação acontecer para buscar ajuda. O recomendado é sempre manter aquele contato constante com seu dentista, porque só ele pode te poupar dessas situações chatinhas e preservar seu sorriso lindo todos os dias.