Dentes de leite: eles são fofos e fazem qualquer sorriso de criança ficar ainda mais lindo. Todos nós já tivemos e sabemos que eles têm prazo na cavidade oral. Com o passar dos anos, esses dentes vão caindo e dando lugar aos permanentes. Desta forma, sabendo que eles não vão durar para sempre, será que os cuidados com os dentes decíduos são assim tão importantes? Conversamos com a dentista Vânia Cortes que explica a importância da escovação dos dentes de leite e as principais consequências que a falta de uma boa higiene bucal pode trazer para eles.

Surgimento dos dentes de leite

O nascimento dos dentes de leite dos bebês não acontecem todos de uma única vez, na verdade, é um processo que pode durar alguns anos. Normalmente, os primeiros dentes a erupcionarem são aqueles da frente que estão na arcada inferior. “Esses dentinhos começam a aparecer por volta dos 6 meses”, explica Vânia. Porém, é só por volta dos 3 aninhos de idade que essa criança já deve ter todos os 20 dentes de leite na boca.

O dente de leite precisa ser escovado?

Sim, muitas pessoas acreditam que os dentes de leite não podem ser contaminados pela lesão da cárie e por isso, não precisam de muita atenção quando o assunto é higiene bucal. Contudo, os primeiros dentes são como qualquer outro tipo de dentição e necessitam dos mesmos tipos de cuidados, o que muda é quantidade de pasta que é utilizada em cada idade.

Muitos dentistas recomendam que a higiene dos bebês seja feita com uma gaze umedecida, já quando crianças eles devem iniciar a higiene usando a quantidade de creme equivalente a meio grão de arroz em cada escovação. Depois, com o passar dos anos, um grão inteiro.

Como deve ser feita a higiene bucal nessa fase?

Primeiramente, a higiene bucal dos bebês deve começar pela gengiva, onde a limpeza deve ser feita com uma gaze ou uma fralda umedecida, sempre com água filtrada. A partir dos 6 meses, quando ocorre o surgimento dos primeiros dentinhos, os pais devem iniciar a escovação com uma pequena quantidade de creme dental com flúor, três vezes ao dia.

A dentista completa: “Essa limpeza deve ser feita com escovas de cerdas macias e com a cabeça pequena”, comenta. Além disso, é fundamental que os pais escovem os dentes dos pequenos após todas as refeições, e o uso do fio dental também já pode ser introduzido na higiene bucal do bebê, de preferência na escovação que for feita antes dele dormir.

Cuidados que se devem ter com esse tipo dentição

Os cuidados em relação a escovação são imprescindíveis . “Os pais devem ter atenção com a higienização após as mamadas e refeições. É interessante evitar lanchinhos fora de hora e atenção para não ingerir grandes quantidades de creme dental com flúor. Acompanhamento com o odontopediatra desde o aparecimento do primeiro dentinho também é importante”, comenta. Por outro lado, a falta desses cuidados acarreta em diversas consequências para essa criança. “Ele poderá ter cáries e outros problemas bucais, podendo apresentar dor, infecções nos dentes, e necessitar de tratamentos mais invasivos”, finaliza a profissional.