Toda vez que queremos algo na vida temos que investir em certas coisas e, talvez, abrir mão de outras. Já reparou? Quem busca perder peso, por exemplo, deve começar uma reeducação alimentar e praticar exercícios físicos. Por outro lado, deve abrir mão da preguiça e daquela pizza ou batata frita no fim de semana. Com a saúde bucal não poderia ser diferente. Quem quer dentes mais brancos precisa repensar seus hábitos para fazer valer o resultado dessa técnica. O odontologista em estética Johnathan Marcondes aponta o que pode e o que não pode após um clareamento dental.

Alimentação

O que pode: Ao sair da sessão de clareamento as pessoas costumam ficar na dúvida sobre o que comer. Mas o dentista esclarece essa questão. "Os alimentos mais comuns, como arroz, feijão, saladas, carnes, frutas estão liberados". É importante tomar cuidado com as frutas cítricas. Elas são mais ácidas e podem gerar desconforto nestes dias em que os dentes estão mais sensíveis. E pra quem não abre mão de um bom cafézinho, Johnathan dá o recado. "O paciente que gosta muito de café, pode acrescentar o leite na bebida". 

O que não pode: Se tem algo que pode colocar o clareamento por água abaixo são os alimentos mais pigmentados, devido ao alto teor de corante em sua fabricação. "As bebidas que mais causam alteração na cor dos dentes são: café, chá preto, chá verde, vinho tinto e refrigerantes", explica. Esses precisam ser totalmente evitados. O profissional também ressalta um outro elemento muito presente no dia a dia. "O caroteno, pigmento natural antioxidante contido em alguns alimentos como tomate e cenoura, também pode gerar alterações na cor".

Higiene bucal

O que pode: Johnathan assegura que a pessoa que faz clareamento pode escovar os dentes normalmente, mas com algumas cautelas. "Desde que a pasta não contenha corantes, pois os dentes estão mais sujeitos a manchas durante o tratamento". O uso de enxaguante bucal colorido também precisa ser pausado. Veja com o seu dentista o melhor produto para usar após o procedimento. 

O que não pode: Escovar os dentes assim que acabar uma refeição. Muita gente fica incomodada com aquele gostinho de comida na boca e quer fazer logo a higiene bucal. O dentista dá uma solução para depois de consumir alimentos ácidos. "Minutos depois de ingerir alguns desses “inimigos”, faça um bochecho com água. Isso vai ajudar a eliminar substâncias ácidas que escurecem e atacam os dentes". Depois de meia hora, aí sim a escovação pode ser feita.

Para garantir o efeito White:

- Após o clareamento é importante evitar o uso de batons com cores fortes, principalmente o vermelho, pois pode gerar manchamentos.

- Faça consultas periódicas com o cirurgião-dentista para manter seus dentes sempre saudáveis, sem placa e sem tártaro e para remover possíveis manchinhas que podem ser retiradas através da profilaxia.

- Use um canudo para consumir bebidas que possam manchar os dentes, como café, refrigerantes à base de cola, suco de uva integral e vinho tinto.

- Consulte com o cirurgião-dentista para avaliar se é necessário retoque no seu clareamento. Dependendo dos seus hábitos alimentares um retoque após seis meses, um ano ou mais pode ser necessário.